A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Amazonas

Aneel formaliza repasse de R$ 39,06 milhões da CDE para Amazonas Energia

A CCC é um dos encargos da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) – bancada por todos os consumidores.

27/08/2024 às 21:37

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira, 27, a homologação do repasse de R$ 39,06 milhões da Conta de Consumo de Combustíveis (CCC) para a Amazonas Energia, em função de custos operacionais observados com a flexibilização regulatória que o governo permitiu para a concessionária. A CCC é um dos encargos da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) – bancada por todos os consumidores.

PUBLICIDADE

O valor considera o intervalo de 120 dias (26 de maio até 22 de setembro), prazo previsto para a flexibilização na medida provisória (nº 1.232), editada pelo Executivo em junho para permitir a troca de controle societário da Amazonas Energia, incluindo a possibilidade de cobertura da Conta de Consumo de Combustíveis (CCC) para diferentes custos.

O texto da MP diz que o alívio temporário se refere aos custos operacionais e com a não aplicação do fator de corte de perdas e parâmetros de eficiência econômica e energética nos reembolsos feitos pela CCC à concessionária. Ou seja, com a aplicação desses critérios, os valores de reembolsos seriam menores.

Também pela medida provisória, a validade dessa flexibilização é de 120 dias ou até a transferência do controle societário. Pela decisão desta terça da Aneel, esses reembolsos somente devem ocorrer com a anuência da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).

Segundo o Ministério de Minas e Energia, independente de quem opere a concessão, é improvável que no curto prazo seja atingido um patamar de sustentabilidade econômico-financeira, especialmente se sem as atuais flexibilizações. A Aneel avalia uma proposta de troca de controle societário da Amazonas Energia.

Estadão Conteúdo

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Essas crianças autistas não estão fugindo ou escondendo-se, elas, de fato, estão perdidas, à espera de que alguém va ao seu alcance.

Anne Alvarez

Últimas notícias

Manaus

Amazonas Fan Fest reúne torcedores no Largo de São Sebastião para Brasil x Escócia

Evento gratuito contará com shows, DJ e transmissão ao vivo da partida decisiva da Seleção Brasileira.

há 2 horas

Manaus

Superaquecimento de ar-condicionado provoca princípio de incêndio em residência na zona norte de Manaus

Moradores conseguiram deixar o imóvel a tempo e o fogo foi controlado antes de atingir outras áreas da residência.

há 3 horas

Desaparecidos

Polícia Civil divulga imagens de quatro crianças e adolescentes desaparecidos em Manaus

Casos foram registrados em diferentes regiões da cidade e mobilizam investigações da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente.

há 3 horas

Amazonas

Projeto Água Boa oferece água potável gratuita para moradores e turistas em Parintins

Estrutura da Defesa Civil garante até 5 mil litros de água por dia durante o festival na Ilha Tupinambarana.

há 3 horas

Amazonas

Troca de alimentos por pulseiras da Festa dos Visitantes movimenta Parintins

Acesso ao evento será garantido mediante entrega de alimentos não perecíveis até o dia 25 de junho.

há 4 horas