O portal de notícias do Amazonas!

Pesquisar por em AM POST

Amazonas

Apreensão de drogas cresce mais de 50% no Amazonas em 2024, aponta relatório federal

Com investimentos bilionários em segurança, estado intensifica combate ao tráfico e registra recordes históricos de apreensões.

Por Fernanda Pereira

17/06/2025 às 13:18

Foto: Divulgação

Notícias do Amazonas – O Amazonas registrou um aumento de 51,2% nas apreensões de drogas em 2024, conforme revela o Mapa da Segurança Pública 2025, divulgado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. Foram 43.248 kg de entorpecentes apreendidos no estado — entre cocaína e maconha — frente aos 28.594 kg confiscados em 2023.

O salto expressivo é resultado de ações coordenadas pelo Governo do Amazonas, que já destinou R$ 1,16 bilhão desde 2019 ao fortalecimento da segurança pública por meio do programa Amazonas Mais Seguro. Só nos primeiros quatro meses de 2025, as forças policiais apreenderam mais de 18 toneladas de drogas, consolidando um avanço contínuo no enfrentamento ao tráfico.

PUBLICIDADE

Entre os destaques do período, está a maior apreensão de entorpecentes da história do estado em uma única ocorrência: em 1º de junho, a Polícia Militar do Amazonas (PMAM), por meio da Companhia de Operações Especiais (COE), interceptou 6,5 toneladas de drogas nas proximidades de Manacapuru.

Leia mais: Brasil tem queda de 6,3% nos homicídios em 2024, aponta Mapa da Segurança

Os dados mostram que a apreensão de cocaína praticamente dobrou, com alta de 91,05% — de 7.874 kg em 2023 para 15.034 kg em 2024. Já a maconha teve aumento de 36,13%, com 28.205 kg apreendidos neste ano.

PUBLICIDADE

Segundo o secretário de Segurança, Vinícius Almeida, os números refletem o trabalho integrado das polícias Civil e Militar. “Estamos tendo resultados significativos, com total transparência. Nosso compromisso é continuar levando mais segurança à população”, afirmou.

Investimentos estratégicos e ampliação do policiamento

Entre as ações de reforço à segurança, o governo estadual entregou, no fim de junho, 100 motocicletas à Rocam Motos, triplicando a frota de patrulhamento ágil em áreas urbanas e periféricas. Também em 2024, foi inaugurada a Base Fluvial Arpão 3, equipada com tecnologia de ponta para ampliar o combate ao tráfico nos rios da região do Médio Solimões.

PUBLICIDADE

Com cinco bases fluviais em operação — Arpão 1, 2 e 3, Tiradentes e Paulo Pinto Nery — o estado mantém presença estratégica em áreas críticas do interior. Além disso, 39 delegacias foram revitalizadas e 2,8 mil novos policiais civis e militares foram convocados desde 2022, reforçando o efetivo em todo o território.

O Amazonas vem consolidando, ano após ano, uma estrutura mais robusta de enfrentamento ao crime organizado, com foco no bloqueio das rotas do narcotráfico e maior presença das forças de segurança em regiões historicamente vulneráveis.

PUBLICIDADE

Siga-nos no Google News

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo traz limitações mas, isto não significa incapacidade. Todos temos alguma habilidade.

Nay Potarcio

Últimas notícias

Esporte

Presidente da CBF se encontra com Ronaldo nos EUA e diz: ‘Portas estão sempre abertas’

Ronaldo tentou ser candidato à presidência da CBF, mas desistiu em março.

há 1 hora

Polícia

Homem é preso após espancar ex-companheira por não aceitar fim do relacionamento no Amazonas

A agressão ocorreu na presença dos filhos do casal, de apenas 3 e 5 anos de idade.

há 2 horas

Brasil

Congresso cobra STF que valide decreto legislativo que derrubou aumento do IOF do governo Lula

Em documento protocolado no STF, Câmara e Senado acusam o governo Lula de desvirtuar a finalidade regulatória do IOF.

há 3 horas

Brasil

Flávio Bolsonaro responsabiliza Lula por sanções de Trump: “Estou aqui preocupadíssimo”

Senador disse que o Brasil não tem capacidade de negociação com os EUA e defendeu a anistia.

há 3 horas

Brasil

Brasil tem o Judiciário mais caro do mundo, revela levantamento do Tesouro Nacional

Sistema Judiciário consome mais recursos públicos que toda a estrutura de policiamento, bombeiros e sistema prisional somados, segundo dados do Tesouro Nacional.

há 4 horas