
Foto: Divulgação
Notícias do Amazonas – O Amazonas registrou um aumento de 51,2% nas apreensões de drogas em 2024, conforme revela o Mapa da Segurança Pública 2025, divulgado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. Foram 43.248 kg de entorpecentes apreendidos no estado — entre cocaína e maconha — frente aos 28.594 kg confiscados em 2023.
O salto expressivo é resultado de ações coordenadas pelo Governo do Amazonas, que já destinou R$ 1,16 bilhão desde 2019 ao fortalecimento da segurança pública por meio do programa Amazonas Mais Seguro. Só nos primeiros quatro meses de 2025, as forças policiais apreenderam mais de 18 toneladas de drogas, consolidando um avanço contínuo no enfrentamento ao tráfico.
PUBLICIDADE
Entre os destaques do período, está a maior apreensão de entorpecentes da história do estado em uma única ocorrência: em 1º de junho, a Polícia Militar do Amazonas (PMAM), por meio da Companhia de Operações Especiais (COE), interceptou 6,5 toneladas de drogas nas proximidades de Manacapuru.
Leia mais: Brasil tem queda de 6,3% nos homicídios em 2024, aponta Mapa da Segurança
Os dados mostram que a apreensão de cocaína praticamente dobrou, com alta de 91,05% — de 7.874 kg em 2023 para 15.034 kg em 2024. Já a maconha teve aumento de 36,13%, com 28.205 kg apreendidos neste ano.
PUBLICIDADE
Segundo o secretário de Segurança, Vinícius Almeida, os números refletem o trabalho integrado das polícias Civil e Militar. “Estamos tendo resultados significativos, com total transparência. Nosso compromisso é continuar levando mais segurança à população”, afirmou.
Investimentos estratégicos e ampliação do policiamento
Entre as ações de reforço à segurança, o governo estadual entregou, no fim de junho, 100 motocicletas à Rocam Motos, triplicando a frota de patrulhamento ágil em áreas urbanas e periféricas. Também em 2024, foi inaugurada a Base Fluvial Arpão 3, equipada com tecnologia de ponta para ampliar o combate ao tráfico nos rios da região do Médio Solimões.
PUBLICIDADE
Com cinco bases fluviais em operação — Arpão 1, 2 e 3, Tiradentes e Paulo Pinto Nery — o estado mantém presença estratégica em áreas críticas do interior. Além disso, 39 delegacias foram revitalizadas e 2,8 mil novos policiais civis e militares foram convocados desde 2022, reforçando o efetivo em todo o território.
O Amazonas vem consolidando, ano após ano, uma estrutura mais robusta de enfrentamento ao crime organizado, com foco no bloqueio das rotas do narcotráfico e maior presença das forças de segurança em regiões historicamente vulneráveis.