Os deputados aprovaram, nesta quinta-feira (12), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) com 41 emendas parlamentares, entre elas uma de autoria do deputado Josué Neto (PSD) que prevê recursos para a inclusão de cirurgiões dentistas nas equipes de atendimento dos hospitais do Amazonas.
A LDO é a proposta que serve de base para a Lei Orçamentária Anual (LOA) que prevê onde serão aplicados os recursos do Estado.
PUBLICIDADE
Segundo o parlamentar, a inclusão da emenda vai possibilitar que o Estado já separe recursos para atender essa demanda a partir do ano que vem. “Nós fizemos da forma correta. Primeiro colocamos no orçamento para que o Estado tenha condições de executar depois. Isso vai evitar que lá na frente, seja aprovado algo que o Executivo diga que não tem dinheiro previsto no orçamento”, afirmou.
A emenda, segundo o deputado, é resultado de uma audiência pública realizada no Parlamento e que concluiu que a inclusão de profissionais de odontologia na equipe de atendimento intensivo dos hospitais do Amazonas pode reduzir os custos com internação de pacientes.
Na ocasião, a secretária Adjunta da Secretaria de Estado da Saúde (Susam) na capital, Denise Machado, disse estar ciente dos benefícios da odontologia hospitalar na prevenção e tratamento de doenças, e informou que o Estado está disposto a ampliar o quadro de cirurgiões dentistas nas unidades de internação por entender que também se trata de uma redução de custos, já que um paciente que não adquire infecções ou complicações durante a sua internação, pode ir para casa antes do tempo.
PUBLICIDADE
A proposta ainda precisa ser sancionada pelo Governo do Estado.