Pesquisar por em AM POST

Amazonas

Artesão do AM cria bonecos ‘Funko Pop’ do Festival de Parintins

Netto Simões decidiu se reinventar e unir paixões em um projeto diferente.

  • Por AM POST

  • 09/04/2023 às 15:20

  • Leitura em três minutos

Foto: Netto Simões / Cedida

Redação AM POST*

A temporada bovina está em ativa na região amazônica, período que marca a contagem regressiva e preparação para o aguardado Festival de Parintins, que acontece todos os anos no mês de junho no município de Parintins, a 369 km de Manaus, no Amazonas.

PUBLICIDADE

A disputa entre os bois bumbás Garantido e Caprichoso conta histórias do folclore amazônico, lendas, rituais indígenas e outros elementos sobre a região. A primeira edição começou no ano de 1965 e foi idealizada por Jansen Rodrigues Godinho, Xisto Pereira, Lucinor Barros e Raimundo Muniz.

Assim, o festival tornou-se reconhecido no mundo todo e a cada ano, o espetáculo que dura três dias, atrai cada vez mais adeptos e admiradores. Foi no meio de toda a magia que envolve a tradição e vida dos bois-bumbás, que cresceu o artista Netto Simões.

blank

Foto: Netto Simões / Cedida

O parintinense já foi item oficial do boi Caprichoso e em um momento de superação decidiu se reinventar e unir as suas paixões em um projeto diferente, que tem chamado atenção em suas redes sociais: miniaturas do Festival de Parintins no estilo Funko Pop.

PUBLICIDADE

Os bonecos desse estilo são facilmente reconhecidos por terem a cabeça mais avantajada em relação ao corpo, normalmente são feitos em vinyl e representando personagens de games, filmes, séries e quadrinhos. As versões de Netto são confeccionadas em biscuit, com o objetivo de presentear ou guardar como lembrança do espetáculo amazonense.

Filho de artista, a cultura parintinense sempre esteve presente na vida de Netto. Na sua carreira, ele chegou a ser o item ‘Pajé’ substituto, em 2009 e 2011, no Garantido, e item oficial do Caprichoso, também como Pajé, onde ficou até de 2019.

PUBLICIDADE

Ao realizar o estudo da produção dos Funko Pop, o artista decidiu unir as suas duas paixões: o Festival de Parintins e o biscuit.

blank

Foto: Netto Simões / Cedida

As miniaturas demoram em média duas semanas para ficarem prontas devido a logística e a mão de obra do artista, que mora em Parintins. Todos os materiais usados no trabalho de produção das peças são encomendados de fora do Estado e chegam por correios. Com a alta demanda dos pedidos, Netto trabalha com agendamentos e entrega para todo o Brasil, com o valor do frete pago pelo cliente.

PUBLICIDADE

E o ateliê não trabalha apenas com as figuras do boi. Ele também trabalha com os pops personalizados que as pessoas encomendam para dar de lembrança para alguém e também projetos com temáticas amazônicas, que também tem sido “um grande sucesso de vendas”, garante o artesão.

*Com informações do Portal Amazônia

 

O AM Post apoia a causa autista
blank

Autismo: Todos na mesma maré, mas em embarcações diferentes.

- Gretchen Stipp

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

blank WhatsApp Telegram

Apoie o AM POST

O AM POST está há mais de 8 anos produzindo jornalismo sério e de qualidade. É uma luta constante manter este projeto com a seriedade e a qualidade que nos propomos.

Apoie

blank

Últimas notícias

blank
blank
blank
blank
blank
blank