Notícias do Amazonas – Um incidente envolvendo uma balsa que transportava alimentos ocorreu no último sábado (28) no Rio Madeira, próximo ao Distrito de Auxiliadora, em Manicoré, interior do Amazonas. A embarcação colidiu com uma pedra, o que causou um furo no casco e resultou no naufrágio parcial da balsa.
De acordo com testemunhas, a carga, que incluía produtos como macarrão, açúcar e trigo, acabou flutuando na água após o acidente. No dia seguinte, domingo (29), a tripulação decidiu liberar o restante da carga, permitindo que ribeirinhos da região pegassem os alimentos.
PUBLICIDADE
Este não é um caso isolado. Em setembro, outra balsa também que transportava alimentos ficou encalhada na mesma região e foi saqueada por moradores. Além disso, na segunda quinzena do mesmo mês, uma balsa que levava veículos afundou após colidir com pedras em um trecho de Porto Velho, evidenciando os riscos que as embarcações enfrentam na área.
Os acidentes ocorrem em um contexto de seca severa no Rio Madeira, que apresenta o menor nível de água já registrado em Porto Velho. No último dia 23, o nível do rio foi medido em apenas 25 centímetros, segundo o Serviço Geológico do Brasil (SGB). A estiagem tem causado dificuldades na navegação, levando as autoridades a proibirem a navegação noturna entre Porto Velho e Novo Aripuanã.