O portal de notícias do Amazonas!

Pesquisar por em AM POST

Amazonas

Boi Caprichoso não utilizará guindaste nas apresentações do Festival Folclórico de Parintins 2025

Rossy Amoedo, presidente do Boi Caprichoso confirmou a informação em cumprimento de decisões da justiça.

  • Por AM POST

  • 14/02/2025 às 20:51

  • Leitura em dois minutos

Na tarde desta sexta-feira (14/02), Rossy Amoedo, presidente do Boi Caprichoso, anunciou que o bumbá não utilizaria o guindaste em sua apresentação no 58º Festival Folclórico de Parintins, que ocorrerá em 2025. A decisão, segundo Amoedo, partiu do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) e do Ministério Público do Estado (MP-AM), com o Caprichoso acatando a determinação.

A suspensão do equipamento gerou grande repercussão entre torcedores do bumbá. Uma página administrada por fãs chegou a divulgar que a retirada do guindaste seria uma estratégia de contenção de despesas, com os recursos sendo redirecionados para a Escolinha de Artes do boi. No entanto, o presidente desmentiu a informação.

PUBLICIDADE

Durante reunião no Curral Zeca Xibelão, em Parintins, Amoedo comentou a situação em um vídeo. “Eu não sei se é uma notícia boa ou ruim, ano que vem nós não teremos a utilização do guindaste, mas vamos economizar um pouco mais, né (…) operação do guindaste é muito pesada de logística, alimentação”, declarou o presidente.

Avaliação do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas

No ano de 2024, o Corpo de Bombeiros emitiu um laudo técnico em que não autorizava o uso de guindastes pelo bumbá Caprichoso na apresentação de alegorias no Festival de Parintins. A nota técnica assinada pelo comandante geral da corporação, Alexandre Freitas. Considerava que durante demonstração do uso de equipamento não ficou clara a “eficiência no cumprimento das recomendações do MP-AM”.

PUBLICIDADE

O Corpo de Bombeiros, no uso de suas atribuições constitucionais, não autoriza a utilização de guindaste para elevação de alegorias ou pessoas pelo Boi-Bumbá Caprichoso durante apresentações artísticas das três noites do Festival de Parintins”, diz trecho do documento.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
O AM Post apoia a causa autista

Autismo: Todos na mesma maré, mas em embarcações diferentes.

Gretchen Stipp

Últimas notícias