Amazonas

Amazonas


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Bolsonaro decreta afastamento de Paulo Guedes no CAS, após moção de repúdio encabeçada por Wilker Barreto

A alteração no decreto nº 9.912, foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (23).

Por Natan AMPOST

23/09/2019 às 15:07 - Atualizado em 24/09/2019 às 13:04

Redação AM POST*

PUBLICIDADE

Presidente da Comissão de Indústria, Comércio e Zona Franca da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) e autor da moção de repúdio contra o ministro da Economia, Paulo Guedes, o deputado estadual Wilker Barreto (Podemos) recebeu nesta segunda-feira (23) um reforço do Presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), na luta pela proteção do modelo que gera milhões de empregos no Amazonas. Isso porque, a maior autoridade do País mudou o decreto nº 9.912, que dispõe sobre a composição do Conselho de Administração da Superintendência da Zona Franca de Manaus – Suframa.

A alteração, publicada hoje no Diário Oficial da União, evita a participação do ministro na presidência das reuniões do Conselho de Administração da Suframa (CAS), além da possibilidade do colegiado ser presidido pelo secretário especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia em caso de ausências e impedimentos por parte do titular.

“Em julho, o presidente Jair Bolsonaro definiu que o ministro da Economia, Paulo Guedes, seria o presidente do Conselho de Administração da Superintendência da Zona Franca de Manaus. Vejo a alteração como uma atitude sábia e preocupada em resguardar a democracia, garantir as discussões, e zelar pelo nosso modelo. Creio que desta forma, conseguiremos alcançar a finalidade do CAS, que é a definição de diretrizes, planos, programas, projetos e ações a serem desenvolvidos na área de atuação da Autarquia”, disse Barreto.

A mudança acontece depois de fortes declarações de Guedes durante palestra em Fortaleza, no dia 6 de setembro, onde chamou a ZFM de modelo de “antieconômico e tudo mal feito”. Tal posicionamento do ministro causou indignação do parlamentar do Podemos, que encabeçou a moção de repúdio e desafiou o ministro a se explicar na tribuna da Casa. A ação foi acolhida por todos os deputados da Casa e teve como coautor o presidente da Aleam, Josué Neto.

“Dei entrada na moção de repúdio dia 10 de setembro, pois o ministro da Fazenda não pode impor a sua vontade, com base na desinformação, acima do presidente, a maior autoridade do País. Não temos que ter medo de cara feia e precisamos cobrar do presidente as promessas feitas quando veio a Manaus”, explicou Barreto, que é presidente da Comissão de Indústria, Comércio e Zona Franca da Aleam.

*Com informações da Assessoria de Imprensa

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo é ver o mundo de um outro jeito, e cada um de nós temos que achar um jeito de entender as diferenças.

Dr. Leonardo Maranhão

Últimas notícias

Amazonas

MP-AM recomenda que Prefeitura de Manaquiri adote pregão eletrônico e amplie transparência nas licitações

Ministério Público do Amazonas deu prazo de 30 dias para que o município apresente um cronograma de migração para licitações eletrônicas.

há 11 minutos

Brasil

Anvisa prevê aprovar mais oito canetas emagrecedoras até o fim de 2026

Agência afirma que aumento da oferta deve ampliar a concorrência, reduzir preços e fortalecer o combate ao mercado irregular desses medicamentos.

há 33 minutos

Reprovação em massa

TSE recebe lista do TCU com mais de 6,1 mil gestores que tiveram contas rejeitadas

Relação será utilizada pela Justiça Eleitoral na análise dos registros de candidatura, mas inclusão na lista não significa inelegibilidade automática.

há 45 minutos

Caiu na rede é post!

Neymar publica reflexão após polêmica com torcedores do Remo e repercussão internacional

Atacante do Santos compartilhou mensagem sobre exposição pública após discussão no Mangueirão, em Belém, depois da classificação na Copa do Brasil.

há 1 hora

Brasil

Eduardo Bolsonaro atribui a Lula cancelamento de visto de embaixadora brasileira pelos EUA

Ex-deputado afirmou que decisão do governo Donald Trump é consequência da condução diplomática do governo Lula.

há 1 hora