A candidata à prefeitura de Eirunepé, Professora Áurea Marques, denunciou nesta quinta-feira (5) o que classificou como violência política de gênero, enfrentada durante sua campanha eleitoral. Ao lado de sua advogada, Monalisa Gadelha, Áurea falou à imprensa sobre as tentativas de intimidação e obstrução ao processo democrático, além de discursos e propagandas discriminatórias que, segundo ela, têm o objetivo de humilhá-la e desrespeitá-la enquanto mulher e candidata.
Em resposta às ações que vem sofrendo, a candidata registrou uma denúncia na Ouvidoria da Mulher do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) contra o atual prefeito de Eirunepé, Raylan Barroso Alencar. Ela acusa o prefeito de violência política de gênero e abuso de poder, pedindo providências para garantir um processo eleitoral justo e seguro.
PUBLICIDADE
Monalisa Gadelha, advogada da candidata, destacou o uso da máquina pública e a tentativa de barrar a candidatura de Áurea. “O abuso de poder, juntamente com a violência política de gênero, é evidente. Há um esforço claro para impedir que uma mulher concorra ao cargo de prefeita”, afirmou.
Gadelha relatou também que Áurea vem sendo ameaçada enquanto realiza suas visitas eleitorais. “Quando ela vai à casa dos eleitores, exercendo seu direito de pedir votos, surge um grupo de 20 a 30 pessoas, algumas ligadas à prefeitura, incluindo seguranças do prefeito Raylan, que a intimidam e tentam impedir que faça campanha.”
Áurea pediu intervenção das autoridades locais e estaduais para garantir a sua segurança e o direito de todas as mulheres participarem da política sem serem vítimas de violência.
PUBLICIDADE
“Eu peço às autoridades da minha cidade, às autoridades do Amazonas que façam uma intervenção nisso, que é uma questão de direito não só meu, mas de direito de todas as mulheres, de qualquer mulher que queira participar do processo político”, completou a candidata.
PUBLICIDADE
Candidata denuncia prefeito de Eirunepé por violência política de gênero
PUBLICIDADE
Posted by AM POST on Thursday, September 5, 2024