O cirurgião cardíaco Mariano Terrazas será o primeiro profissional do Amazonas a presidir a Sociedade Norte e Nordeste de Cirurgia Cardiovascular. O médico é chefe do serviço de cirurgia cardiovascular da Fundação do Coração Francisca Mendes e foi eleito para comandar a instituição no biênio 2017/2018.
A eleição ocorreu durante o 27º Congresso da Sociedade Norte e Nordeste de Angiologia, Cirurgia vascular e Endovascular. Segundo Mariano, por decisão de seus pares, seu nome foi indicado para presidir a instituição e foi eleito por unanimidade. “É a primeira vez que um profissional do Amazonas ocupa essa posição, é uma honra pra mim, pois mostra que estamos fazendo um bom trabalho na área da cirurgia cardiovascular, tanto que temos o nosso trabalho reconhecido na forma dessa eleição”, disse.
PUBLICIDADE
A Sociedade Norte e Nordeste de Cirurgia Cardiovascular é parte integrante da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (SBCCV), entidade fundada em 1969, cujo objetivo é congregar especialistas na área de cirurgia cardiovascular e buscar o aprimoramento dessa área.
Atualmente a SBCCV é composta por aproximadamente 900 cirurgiões cardiovasculares, entre Titulares, Especialistas, Associados e Aspirantes. Possui sete Regionais nas principais capitais do Brasil e seis Departamentos científicos.
Mariano Terrazas destaca que estar à frente de uma instituição como essa é extremamente importante, pois além de ser uma oportunidade de mostrar o trabalho realizado no estado do Amazonas também é uma oportunidade aprimorar esse trabalho. “Vamos ter a chance de trazer coisas novas para os nossos profissionais, novos conhecimentos, e isso traz melhorias para o serviço e para os nossos pacientes”.
PUBLICIDADE
Currículo
Mariano Terrazas é cirurgião cardiovascular, chefe do serviço de cirurgia cardiovascular da Fundação do Coração Francisca Mendes e professor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Formou-se em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo em 1971, é mestre em Medicina – Cirurgia Geral-setor Torax-Cardiovascular – e doutor em Medicina – Cirurgia Geral-setor Torax-Cardiovascular, ambos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É Especialista em Angiologia e Cirurgia Vascular e em Cirurgia Cardiovascular e Cirurgia Cardiopediátrica.