Amazonas

Amazonas


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Carreta da Saúde começa a atender em Rio Preto da Eva, na segunda-feira (24)

A expectativa é de receber cerca de 1.650 pessoas, para exames de mamografia e ultrassonografia.

Por Natan AMPOST

22/06/2024 às 06:00

Dando prosseguimento à programação de atendimentos no interior, a Carreta de Apoio à Saúde do Governo do Amazonas segue para o município de Rio Preto da Eva (a 57 quilômetros de Manaus), com oferta de exames de imagens, como mamografia e ultrassonografia. O atendimento no município, de acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), começa na segunda-feira (24/06) e a expectativa é receber mais de 1,6 mil pacientes.

PUBLICIDADE

Segundo a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, as ações desenvolvidas pelas carretas na Região Metropolitana de Manaus, com início em maio deste ano, já beneficiaram 3.641 pessoas, nas passagens por Manacapuru e Itacoatiara. Uma das carretas está em Novo Airão, desde segunda-feira (17/06) até 5 de julho, onde deverá atender mais 1,6 mil pacientes.

As unidades móveis, antes concentradas na capital, estão cumprindo agenda no interior, com o objetivo, disse ela, de ampliar o acesso da população aos exames de imagens, que auxiliam na prevenção e diagnóstico de doenças. “Essa ação faz parte do Programa Saúde Amazonas, através do qual o Governo do Estado vem investindo na ampliação dos serviços e no fortalecimento da rede de saúde”, afirmou.

Em Rio Preto da Eva, a unidade móvel estará posicionada na esquina entre a rua Governador Herculano Ferreira e a rua Governador ngelo do Amaral, no centro. Os atendimentos serão realizados das 8h às 12h e das 13h às 17h, de segunda-feira a sexta-feira. No município, os atendimentos acontecem até o dia 12 de julho.

Em Itacoatiara (a 176 quilômetros de Manaus), os atendimentos finalizam nesta sexta-feira (21/06), alcançando 2,2 mil pessoas com a realização dos exames. Em Novo Airão, já foram atendidos 414 pacientes em cinco dias.

A secretária executiva adjunta de Regionalização da SES-AM, Rita Almeida, explica que os exames são direcionados a pacientes que já passaram pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e estão com a autorização de encaminhamento já inseridos no sistema de regulação.

Exames oferecidos
Além de mamografia, a Carreta da Saúde oferece diversos tipos de ultrassonografia: de abdômen total, de abdômen superior, de tireoide, mama, de próstata via abdominal, de aparelho urinário, obstétrica, transvaginal e pélvica.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Essas crianças autistas não estão fugindo ou escondendo-se, elas, de fato, estão perdidas, à espera de que alguém va ao seu alcance.

Anne Alvarez

Últimas notícias

Amazonas

MP pede volta da prisão preventiva de gestante presa com quase 900 kg de drogas em operação que terminou com morte de investigador

Órgão recorre ao Tribunal de Justiça do Amazonas para derrubar decisão que concedeu prisão domiciliar à investigada.

há 30 minutos

Brasil

Netanyahu declara apoio à candidatura de Flávio Bolsonaro em vídeo exibido durante convenção do PL

Primeiro-ministro de Israel enviou mensagem ao candidato do PL durante evento que oficializou sua candidatura à Presidência.

há 44 minutos

Eleições 2026

Roberto Cidade promete aumentar Auxílio Estadual para R$ 250 a partir de 2027

Pré-candidato ao Governo do Amazonas fez o anúncio durante agenda política em Novo Airão e também destacou investimentos na cidade.

há 1 hora

Eleições 2026

Convenção de Omar Aziz registra baixa presença de prefeitos do interior do Amazonas

Evento que oficializou a candidatura do senador ao Governo do Amazonas registrou a ausência de gestores de importantes colégios eleitorais.

há 2 horas

Brasil

Fachin reage a Milei e diz que ataque a Moraes foi desrespeitoso e incompatível com a civilidade

Presidente do STF divulgou nota em defesa de Alexandre de Moraes após o presidente da Argentina chamá-lo de “lixo careca”.

há 2 horas