Amazonas

Amazonas


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Causa da morte em massa de cavalos no Amazonas é revelada; confira

A Adaf confirmou a relação entre a toxina e os óbitos após a análise de materiais biológicos coletados dos animais.

Por Natan AMPOST

18/03/2025 às 17:07 - Atualizado em 18/03/2025 às 19:29

Notícias do Amazonas – A ingestão de feno contaminado por toxina causadora de botulismo levou a morte de cavalos no início deste ano em haras no Amazonas, segundo informado pela Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf), nesta terça-feira (18).

PUBLICIDADE

Manaus e Presidente Figueiredo registraram um surto de botulismo que resultou na morte de pelo menos 22 cavalos no início de janeiro deste ano. Os primeiros registros das mortes ocorreram nos primeiros dez dias do ano, quando diversos proprietários de animais relataram sintomas semelhantes em seus cavalos, incluindo fraqueza, tremores musculares, salivação excessiva e paralisia progressiva. A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) foi acionada e abriu um inquérito para investigar o caso, que ainda está em andamento.

Leia mais sobre o caso dos cavalos contaminados

A Adaf confirmou a relação entre a toxina e os óbitos após a análise de materiais biológicos coletados dos animais, como cérebro, cerebelo, tronco encefálico e fragmentos da medula espinhal. Esses exames laboratoriais indicaram a presença da doença, reforçando a hipótese de contaminação alimentar.

Ainda de acordo com o órgão, alguns proprietários optaram por realizar exames particulares para identificar a presença do botulismo. No entanto, nem todos os resultados foram positivos para a toxina, e os números exatos desses exames não foram divulgados.

O botulismo é uma doença grave causada pela bactéria Clostridium botulinum, que libera uma toxina neuroparalítica. Essa substância afeta o sistema nervoso dos animais, resultando na incapacidade de se movimentar e, em muitos casos, levando à morte. A contaminação geralmente ocorre por meio da ingestão de alimentos ou água contaminados.

PUBLICIDADE

Diante do ocorrido, especialistas recomendam que criadores de cavalos redobrem os cuidados na alimentação dos animais, evitando feno de origem duvidosa e armazenando a ração em locais apropriados para prevenir a proliferação da bactéria. Além disso, em casos de sintomas suspeitos, é fundamental buscar assistência veterinária imediatamente.

A Adaf reforçou que segue monitorando a situação e orientando produtores rurais para evitar novos casos da doença. A Polícia Civil, por sua vez, continua investigando a procedência do feno contaminado e possíveis responsáveis pela distribuição do produto.

A morte desses animais preocupa criadores e órgãos de defesa agropecuária, que trabalham para evitar que novos casos aconteçam. O surto de botulismo no Amazonas alerta para a necessidade de fiscalização rigorosa na alimentação animal e maior conscientização dos produtores sobre a importância da qualidade do feno oferecido aos cavalos.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo é ver o mundo de um outro jeito, e cada um de nós temos que achar um jeito de entender as diferenças.

Dr. Leonardo Maranhão

Últimas notícias

Brasil

Alcolumbre pauta MP do Frete após acordo entre governo e oposição; votação ocorre nesta terça

Medida provisória que altera regras do transporte rodoviário de cargas será analisada pelo Senado antes de perder a validade.

há 28 minutos

Eleições 2026

Direto ao Ponto representa o Amazonas em reunião do TSE sobre regras para pesquisas eleitorais

Único instituto da Região Norte convidado, Direto ao Ponto participou de debate com o presidente do TSE e apresentou propostas para aperfeiçoar a legislação das pesquisas eleitorais.

há 30 minutos

Manaus

Jovem que morreu em acidente saiu de casa para comprar pão em Manaus

Família acompanhou a cena da tragédia.

há 38 minutos

Polícia

Seis pessoas são presas após jovem ser encontrado amarrado e torturado em Maués

Vítima de 23 anos foi localizada presa a um coqueiro após vizinhos ouvirem pedidos de socorro. Seis pessoas foram presas em flagrante em Maués.

há 56 minutos

Brasil

Banco Master consultou escritório da família de Alexandre de Moraes sobre captação de fundos de previdência

Parecer jurídico apontou que a instituição podia captar recursos de fundos previdenciários, mas alertou para riscos de corrupção.

há 1 hora