A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Amazonas

Censura no Amazonas: Roberto Cidade consegue em tempo recorde liminar para derrubar matérias que revelam viagem de luxo à Grécia

O uso do Judiciário para blindar políticos de críticas públicas se tornou, infelizmente, prática recorrente no Amazonas.

Por Natan AMPOST

20/07/2025 às 20:15 - Atualizado em 05/08/2025 às 01:24

Notícias do Amazonas – Em uma decisão que escancara o uso do Judiciário como instrumento de censura, o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado estadual Roberto Cidade (UB), conseguiu na Justiça estadual um liminar para retirada de reportagens do portal CM7 Brasil que denunciavam sua recente viagem de luxo à ilha de Mykonos, na Grécia. As matérias abordavam o comportamento extravagante do parlamentar e sua comitiva enquanto o estado do Amazonas enfrenta graves crises sociais.

PUBLICIDADE

A decisão foi assinada neste domingo (20) pela juíza Maria do Perpétuo Socorro da Silva Menezes, do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM), que acolheu pedido de Cidade e determinou a retirada imediata de publicações que citavam sua estadia luxuosa. O conteúdo incluía vídeos e imagens do deputado acompanhado da esposa Thaisa Coelho, da deputada Alessandra Campelo (Podemos), da tia Adriana Cidade e do marido dela, Vanderlei Alvino – este último, ocupante de cargo comissionado na própria Aleam como diretor do Centro de Cooperação Técnica do Interior (CCOTI).

Entre as reportagens censuradas estão: “Escândalo: Champanhe, carne folheada a ouro e Rolex, o banquete de Roberto Cidade na Grécia enquanto o Amazonas afunda na miséria” e “Deboche: crianças morrem nos hospitais no AM enquanto Roberto Cidade come ‘carne de ouro’ na Grécia; veja vídeo”. A medida também obriga o portal a não publicar novas matérias com o mesmo conteúdo, sob pena de multa diária de R$ 1 mil, limitada a 10 dias. Decisão também abrange conteúdo divulgado pela no perfil do CM7 no Instagram.

Leia mais: Decisões do STF reafirmam liberdade de imprensa e derrubam censura no Amazonas

Algumas páginas que apoiam o deputado estão repercutindo a notícia da decisão liminar no Instagram.

Judiciário como escudo político
A decisão repercutiu negativamente sendo considerada um atentado à liberdade de imprensa. O uso do Judiciário para blindar políticos de críticas públicas se tornou, infelizmente, prática recorrente no Amazonas. O caso do CM7 Brasil é mais um capítulo dessa escalada autoritária que mira veículos independentes e impede o debate público sobre o comportamento de autoridades eleitas.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Um anjo pergunta à Deus: O que é um autista? E Deus lhe responde: É um de vocês que permito descer à Terra!

Lu Lena

Últimas notícias

Amazonas

Engenheiros fazem festa com reeleição de Alzira Miranda no Crea-AM e vitória de grupo na Mútua

Eleição online do Sistema Confea/Crea e Mútua confirmou a permanência de Alzira Miranda no Crea-AM e elegeu Professor Sanches, Afonso Bernardes e Hugo Tavares para a diretoria regional da Mútua.

há 8 horas

Manaus

Após furtos até de vasos sanitários, Prefeitura testa novo modelo em terminal de Manaus

Projeto-piloto começou no Terminal 7, no Tarumã, e busca reduzir furtos e atos de vandalismo nos banheiros públicos.

há 8 horas

Amazonas

Alzira Miranda é reeleita presidente do CREA-AM com mais de 63% dos votos

Engenheira de pesca recebeu 2.974 votos e seguirá no comando do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amazonas pelos próximos três anos.

há 8 horas

Manaus

Governador Roberto Cidade entrega revitalização do SPA Danilo Corrêa e amplia atendimento com novo fluxo assistencial

Unidade da zona norte recebeu novas recepções, salas de classificação de risco e espaço exclusivo para pacientes de menor gravidade.

há 8 horas

Amazonas

Governador Roberto Cidade entrega readequação do ambulatório da FCecon e amplia capacidade de atendimento aos pacientes oncológicos

Reestruturação aumentou a capacidade da recepção para 261 pacientes e prevê melhorias na quimioterapia e ampliação do Programa de Navegação do Paciente.

há 8 horas