Amazonas

Amazonas


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Cepcolu: Delegado Péricles comemora aprovação de PL que cria hospital na estrutura da Fcecon

Projeto foi aprovado por unanimidade pela Assembleia Legislativa.

Por Natan AMPOST

14/12/2024 às 10:30

O Projeto de Lei nº 869/2024, que cria o Centro Avançado de Prevenção do Câncer do Colo do Útero do Amazonas (Cepcolu) na estrutura organizacional da Fundação Centro de Controle de Oncologia (FCecon), foi aprovado por unanimidade pela Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) na tarde desta sexta-feira (13).

PUBLICIDADE

O PL foi uma iniciativa do deputado estadual Delegado Péricles (PL), que também é autor das emendas parlamentares que somam mais de R$ 3 milhões e viabilizaram a construção do hospital-dia, o primeiro da região Norte a realizar a cirurgia de Conização. Esse procedimento simples e rápido remove lesões precoces no colo do útero, prevenindo o câncer sem a necessidade de extração do órgão.

“Esse é mais um passo em direção à realização de um grande sonho para todos que estão na linha de frente da luta contra o câncer de colo uterino, o tipo de câncer que mais mata mulheres no Amazonas”, afirmou o deputado, lembrando que, segundo dados da Fundação Centro de Controle de Oncologia (FCecon), mais de 200 mulheres morrem anualmente em decorrência dessa doença.

Péricles destacou que, com a aprovação do PL, será possível estabelecer diretrizes para a gestão dos recursos humanos e dos serviços oferecidos pela unidade hospitalar.

Mais que números, são vidas

PUBLICIDADE

A ginecologista e ativista contra o câncer do colo do útero, Mônica Bandeira de Mello, relatou que, atualmente, nove mulheres estão internadas na FCecon, diagnosticadas com a doença em fase paliativa. Entre elas, três têm 60 anos, duas têm 48 e 49 anos, duas têm 43 anos, uma tem 38 e outra tem 30 anos.

Contagem regressiva

O Cepcolu está em fase de acabamento, com toda a estrutura de equipamentos já instalada. Localizado ao lado da FCecon, no bairro Dom Pedro, Zona Oeste de Manaus, o centro contará com consultórios, salas cirúrgicas e um anfiteatro destinado a treinamentos e cursos.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Essas crianças autistas não estão fugindo ou escondendo-se, elas, de fato, estão perdidas, à espera de que alguém va ao seu alcance.

Anne Alvarez

Últimas notícias

Polícia

Saiba quem era o jovem executado a tiros dentro de mercadinho na Compensa, em Manaus

Ele foi perseguido por criminosos e morto dentro de um comércio na Zona Oeste de Manaus. Familiares presenciaram a execução.

há 14 minutos

Política

Criador do ‘Corre de Quinta’ entra para o PL e vira alvo de críticas após lançar pré-candidatura

Frank Parente oficializou a pré-candidatura ao lado do deputado federal Capitão Alberto Neto. Após o anúncio, internautas passaram a questionar se o projeto esportivo manterá sua essência.

há 27 minutos

Manaus

Família procura adolescente desaparecido após sair de casa na Zona Leste de Manaus

Jovem foi visto pela última vez na noite de segunda-feira (13), por volta das 19h, e não retornou para casa; parentes pedem ajuda para encontrá-lo.

há 44 minutos

Esporte

Argentina e Inglaterra fazem duelo histórico por vaga na final da Copa do Mundo

Seleções se enfrentam nesta quarta-feira (15), em Atlanta, em mais um capítulo de uma das maiores rivalidades do futebol mundial. Vencedor encara a Espanha na decisão.

há 1 hora

Brasil

Quaest: Aprovação de Lula sobe para 48% e empata com desaprovação

Levantamento divulgado nesta quarta-feira (15) mostra recuperação gradual da aprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e indica empate técnico entre os índices de aprovação e desaprovação.

há 1 hora