A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Amazonas

Cheia no Amazonas já afeta 60 municípios; mais de 85 mil famílias impactadas

Ao todo, 85.940 famílias foram afetadas, somando aproximadamente 343.748 pessoas impactadas diretamente.

Por Jonas Souza

03/06/2025 às 16:34

Notícias do Amazonas –  O Governo do Amazonas divulgou, nesta terça-feira (03/06), um novo boletim sobre a cheia que atinge o estado. Segundo o Comitê Permanente de Enfrentamento a Eventos Climáticos e Ambientais, dos 62 municípios amazonenses, 60 já sofrem impactos: 32 estão em Situação de Emergência, 28 permanecem em Alerta e apenas dois seguem em condição de normalidade.

PUBLICIDADE

Leia mais: “Queria que eu transasse com ele por causa de um emprego”, diz nova mulher que acusa advogado Charles Garcia de assédio em Manaus

Ao todo, 85.940 famílias foram afetadas, somando aproximadamente 343.748 pessoas impactadas diretamente pela elevação dos rios, que seguem com previsão de picos entre março e julho.

Entre as atualizações mais recentes, os municípios de Barcelos, São Gabriel da Cachoeira, Santa Isabel do Rio Negro, Coari e Manaquiri passaram para Situação de Emergência, ampliando o quadro crítico no estado.

Como resposta, o Governo do Amazonas enviou 250 toneladas de cestas básicas, 600 caixas d’água de 500 litros, 57 mil copos de água potável, além de 10 kits purificadores do programa Água Boa, contemplando cidades como Manicoré, Apuí, Humaitá, Borba, Boca do Acre e Novo Aripuanã.

PUBLICIDADE

Na área da saúde, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) enviou 72 kits de medicamentos a sete municípios, beneficiando mais de 35 mil moradores. Manicoré também recebeu uma nova usina de oxigênio com capacidade triplicada de produção, enquanto Apuí foi contemplada com seis cilindros de oxigênio, medicamentos e insumos hospitalares.

A Operação Cheia 2025, iniciada em 16 de abril, concentra esforços na ajuda humanitária, inicialmente nas cidades da calha do rio Madeira, que foram as primeiras a decretar Situação de Emergência.

O monitoramento dos níveis dos rios é contínuo, realizado pelo Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil do Amazonas, que acompanha o cenário climático ao longo de todo o ano.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

A mente de uma criança com Transtorno do Espectro Autista pode ser associada a um quebra-cabeças. Parece difícil de entendê-la no primeiro momento. Porém, quando utilizamos a metodologia certa as tornamos fácil e percebemos que as dificuldades podem ser superadas.

Jorge Tertuliano

Últimas notícias

Manaus

Amazonas Fan Fest reúne torcedores no Largo de São Sebastião para Brasil x Escócia

Evento gratuito contará com shows, DJ e transmissão ao vivo da partida decisiva da Seleção Brasileira.

há 6 horas

Manaus

Superaquecimento de ar-condicionado provoca princípio de incêndio em residência na zona norte de Manaus

Moradores conseguiram deixar o imóvel a tempo e o fogo foi controlado antes de atingir outras áreas da residência.

há 6 horas

Desaparecidos

Polícia Civil divulga imagens de quatro crianças e adolescentes desaparecidos em Manaus

Casos foram registrados em diferentes regiões da cidade e mobilizam investigações da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente.

há 7 horas

Amazonas

Projeto Água Boa oferece água potável gratuita para moradores e turistas em Parintins

Estrutura da Defesa Civil garante até 5 mil litros de água por dia durante o festival na Ilha Tupinambarana.

há 7 horas

Amazonas

Troca de alimentos por pulseiras da Festa dos Visitantes movimenta Parintins

Acesso ao evento será garantido mediante entrega de alimentos não perecíveis até o dia 25 de junho.

há 7 horas