Amazonas

Amazonas


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Cinco prefeituras do AM são investigadas pelo MPF por supostas irregularidades no Fundeb

As investigações envolvem as prefeituras de Atalaia do Norte, Amaturá, Tabatinga, São Paulo de Olivença e Jutaí.

Por Jonas Souza

04/03/2025 às 21:00

Notícias do AmazonasO Ministério Público Federal (MPF) instaurou diversos inquéritos civis para apurar suspeitas de irregularidades nos cadastros das contas utilizadas para recebimento dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb/Fundef). As investigações envolvem as prefeituras de Atalaia do Norte, Amaturá, Tabatinga, São Paulo de Olivença e Jutaí, no Amazonas.

PUBLICIDADE

A decisão de abertura dos inquéritos teve como base a Notícia de Fato nº 1.13.001.000080/2025-46, instaurada a partir do Ofício-Circular nº 12/2025, emitido pela 1ª Câmara de Coordenação e Revisão (1ª CCR) do MPF. O documento encaminha um levantamento elaborado pelo Grupo de Trabalho Interinstitucional de Acompanhamento da Aplicação das Verbas Precatórias (GTI-Fundef/Fundeb), que destaca a necessidade da existência de uma conta única e específica, sob titularidade da Secretaria de Educação de cada município, para a entrega dos recursos destinados à educação.

O Tribunal de Contas da União (TCU), em parceria com o GTI-Fundef/Fundeb, prevê falhas no gerenciamento das contas de alguns entes estaduais e municipais responsáveis ​​pela coleta e entrega de recursos. Segundo a apuração inicial, algumas prefeituras não seguiram as normas determinadas, levantando suspeitas sobre possíveis desvios ou má gestão dos valores.

O procurador da República Gustavo Galvão Borner destacou que os municípios investigados constam nos relatórios do TCU, com base em informações extraídas do Sistema Informatizado de Auditoria em Programas de Educação (Sinapse). A análise faz parte do Acordo de Cooperação Técnica celebrado entre o TCU e o MPF, cujo objetivo é aprimorar a fiscalização e garantir que os recursos do Fundeb sejam aplicados corretamente.

Ainda de acordo com o procurador, as irregularidades identificadas estão em desacordo com a Portaria FNDE nº 807/2022, que determina que os recursos do Fundeb/Fundef sejam movimentados em contas específicas para garantir maior transparência e rastreamento dos valores.

“É função institucional zelar pelo eficaz respeito dos poderes públicos e dos serviços de relevância pública aos direitos assegurados na Constituição Federal, bem como promover o inquérito civil e a ação civil pública, para a proteção do patrimônio público e social e de outros interesses difusos e coletivos”, ressaltou o procurador Gustavo Galvão Borner no documento oficial.

Confira documentos DENÚNCIA – MPF – PREFEITURAS

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

A mente de uma criança com Transtorno do Espectro Autista pode ser associada a um quebra-cabeças. Parece difícil de entendê-la no primeiro momento. Porém, quando utilizamos a metodologia certa as tornamos fácil e percebemos que as dificuldades podem ser superadas.

Jorge Tertuliano

Últimas notícias

Crime em Manaus

Enteados são suspeitos de matar padrasto a pauladas dentro de casa em Manaus

Polícia Civil investiga o caso e tenta localizar os dois irmãos e a mãe deles, companheira da vítima, que desapareceram após o crime.

há 57 segundos

Investigação

Polícia conclui que pai não teve intenção de matar filho de 6 anos no interior do Amazonas

Inquérito apontou que criança foi atingida por uma faca após o pai arremessar uma mochila durante um castigo. Caso foi reclassificado para maus-tratos com resultado morte.

há 23 minutos

Manaus

Carro fica com a frente destruída após atingir meio-fio na Avenida das Torres, em Manaus

Acidente foi registrado na noite de domingo (2). Havia óleo espalhado na pista, e motoristas precisaram redobrar a atenção ao passar pelo local.

há 31 minutos

Polícia

Adolescente de 14 anos é encontrada morta em motel de Tefé

Vítima apresentava sinais de estrangulamento e chegou a ser levada para uma unidade de saúde, mas já estava sem vida. Suspeito foi localizado escondido no banheiro de uma pousada.

há 1 hora

Acidente Aéreo

VÍDEO: avião de pequeno porte cai em rio no interior do Amazonas; moradores acompanham resgate

Aeronave caiu nas proximidades da comunidade do Caité, entre os municípios de Tonantins e Jutaí. Informações preliminares apontam que apenas uma pessoa teria sobrevivido.

há 1 hora