A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Amazonas

Com revezamento, aulas presenciais na rede pública retornam dia 10 de agosto em Manaus

Os primeiros a retornarem serão os estudantes do ensino médio e da modalidade EJA. Dia 24 de agosto retornam os alunos do fundamental.

Por Hugo Guimarães

28/07/2020 às 09:46 - Atualizado em 28/07/2020 às 17:35

Redação AM POST

Dez de agosto é a data definida pelo Governo do Amazonas para o retorno das aulas presenciais na rede pública estadual de ensino, em Manaus. O governador Wilson Lima fez o anúncio nesta terça-feira (28/07), no Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Elisa Bessa Freire, no Jorge Teixeira, zona leste da capital. A escola foi adaptada aos protocolos de saúde que vão nortear o funcionamento das demais unidades da rede no retorno das atividades.

A volta às salas de aula será de maneira gradativa e escalonada em 123 escolas da capital, totalizando cerca de 110 mil alunos. Os primeiros a retornarem – no dia 10 de agosto – são os estudantes do Ensino Médio regular e da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA).

PUBLICIDADE

No dia 24 de agosto, retornam os alunos do Ensino Fundamental (anos iniciais e finais). Ainda não há previsão para retorno das aulas no interior do estado.

Segundo Wilson Lima, o planejamento vem sendo feito desde o dia 1º de abril e recebeu o aval das autoridades de saúde, que apontam uma estabilização dos casos de Covid-19 no estado. Também foram realizadas consultas públicas com a comunidade escolar para definir as melhores estratégias para o retorno.

“Naturalmente, há uma série de regras para que efetivamente isso possa acontecer. As salas terão ocupação de 50%, havendo distanciamento entre essas carteiras, e os alunos não virão todos os dias. Vai ser uma volta híbrida, aproveitando o serviço que a gente já fez do programa ‘Aula em Casa’, através da nossa TV Encontro da Águas”, disse o governador.

De acordo com ele, todos os estudantes serão acompanhados pelas equipes de saúde em caso de suspeita de Covid-19, e os professores passarão por formações diferenciadas.

“Aquele aluno que apresentar alguma alteração na temperatura ou alguma suspeita de Covid, ele vai voltar para casa e vai ser acompanhado, tanto ele quanto seus familiares, pelo nosso pessoal da área de saúde. Os professores também estão sendo orientados sobre esse retorno. Nesse primeiro momento, nosso trabalho vai ser de orientação, para que tudo possa transcorrer dentro da maior segurança possível”, frisou Wilson Lima.

A diretora-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), Rosemary Costa Pinto, destacou que o retorno responsável das aulas leva em conta o compromisso com a vida e a saúde da população.

PUBLICIDADE

“É importante lembrarmos que vivemos em sociedade, nós não vivemos apenas no trabalho ou apenas na escola, e quando convivemos em sociedade nós nos expomos ao vírus, porque o vírus continua aí. Então, as medidas de cuidado, as medidas de restrição jamais poderão ser abandonadas, e tudo que está sendo feito nessa flexibilização, não apenas nas escolas, leva isso em conta”, afirmou ela.

Retorno escalonado
De acordo com o secretário de Educação, Luis Fabian Barbosa, todas as turmas serão divididas em blocos A e B, frequentando as escolas de maneira intercalada. Às segundas e quartas-feiras, o bloco A assiste às aulas presenciais e, às terças e quintas-feiras, será a vez do bloco B. As sextas-feiras serão destinadas aos professores para planejamento de conteúdos.

Nos dias em que os estudantes estiverem em casa, eles deverão acompanhar os conteúdos por meio do projeto “Aula em Casa”, que terá programação adaptada.

Os conteúdos podem ser acompanhados pelos canais da TV Encontro das Águas (2.1, 2.2, 2.3 e 2.4) e pela Internet, por meio do YouTube, Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), plataforma Saber+ e aplicativo Aula em Casa. O “Aula em Casa” terá carga horária ampliada para que sejam completadas, até o fim de dezembro, as 800 horas do ano letivo de 2020.

“Na primeira semana teremos o acolhimento, na segunda semana faremos uma avaliação da aprendizagem e todos os alunos, de forma censitária, serão submetidos a uma avaliação diagnóstica para que possamos verificar como foi o aprendizado dos alunos em relação aos conteúdos ministrados no ‘Aula em Casa’”, explicou o secretário.

Investimentos
Para o retorno das aulas presenciais, o Governo do Estado está investindo mais de R$ 10 milhões na aquisição de materiais e insumos para a prevenção e combate ao coronavírus no ambiente escolar.

Desse recurso, cerca de R$ 8,5 milhões estão sendo destinados para aquisição de 1 milhão de máscaras de pano, EPIs, álcool em gel 70% e tapetes sanitizantes, dentre outros itens.

Mais de R$ 1,3 milhão está destinado à adequação da infraestrutura nas escolas da rede estadual, com a instalação de pias e ajustes das instalações hidráulicas.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

A mente de uma criança com Transtorno do Espectro Autista pode ser associada a um quebra-cabeças. Parece difícil de entendê-la no primeiro momento. Porém, quando utilizamos a metodologia certa as tornamos fácil e percebemos que as dificuldades podem ser superadas.

Jorge Tertuliano

Últimas notícias

Manaus

Manaus vive clima de Parintins com transmissão da primeira noite do festival no Largo de São Sebastião; vídeos

Com telões, shows musicais e estrutura acessível, primeira noite da transmissão pública levou milhares de apaixonados pelos bois Caprichoso e Garantido.

há 30 minutos

Manaus

Jatinho de Virginia Fonseca pousa em Manaus após retorno dos Estados Unidos

Jato executivo de aproximadamente R$ 38 milhões pousou no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes.

há 2 horas

Amazonas

Presidente do Grupo Globo prestigia primeira noite do Festival de Parintins 

João Roberto Marinho, presidente do Grupo Globo, maior conglomerado de comunicação do país, acompanhou a abertura do Festival.

há 3 horas

Mundo

Terremoto de magnitude 6,1 atinge Afeganistão e é sentido no Paquistão; moradores deixam casas em pânico

Abalo sísmico ocorreu na região montanhosa do Hindu Kush e foi sentido em diversas cidades.

há 3 horas

Amazonas

Em Parintins, Wilson Lima relembra ações de sua gestão que transformaram o festival e a infraestrutura da cidade

Ex-governador afirmou que ações realizadas durante sua gestão ajudaram a consolidar o Festival de Parintins como um dos maiores eventos culturais.

há 4 horas