Amazonas

Começa implantação de iluminação de LED em Parintins

A meta do governador Wilson Lima é estar com os trabalhos concluídos antes do Festival Folclórico.


Redação AM POST

A Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) do Governo do Amazonas deu início, nesta quinta-feira (12/05), ao programa Ilumina+ Amazonas em Parintins. O programa, que vai modernizar a iluminação pública no interior, substitui, por luminárias modernas de LED, as lâmpadas antigas instaladas nos postes de iluminação pública da área urbana dos municípios.

Continua depois da Publicidade

Conforme o governador Wilson Lima, o programa Ilumina+ Amazonas proporcionará a modernização de todo o sistema de iluminação pública do interior, com inúmeras vantagens econômicas para as prefeituras, além de representar mais segurança e bem-estar para a população.

Na noite de quarta-feira (11/05), duas balsas, com 300 e 200 toneladas de materiais, equipamentos e veículos, desembarcaram no município, onde 5.800 pontos de iluminação começaram a ser substituídos já nesta quinta-feira. “O governador Wilson Lima determinou celeridade, para que no Festival de Parintins, que acontece de 24 a 26 de junho, a cidade esteja cem por cento iluminada com luminárias públicas de LED”, disse o coordenador executivo da UGPE, Marcellus Campêlo.

O Governo do Estado, segundo explicou Marcellus Campêlo, pretende modernizar a iluminação pública urbana das 20 maiores cidades do estado, com investimento inicial de R$ 110 milhões, e depois seguir para outros municípios.

Continua depois da Publicidade

Em Parintins, serão alcançados todos os 26 bairros mapeados pela Prefeitura e, também, áreas novas que vão precisar de iluminação. De acordo com o engenheiro eletricista Anderson Bittencourt, da empresa Avanço, responsável pela execução dos trabalhos, as substituições iniciam das áreas periféricas para o centro de Parintins e devem durar no máximo 30 dias.

O engenheiro explica que a estratégia foi decidida em reunião, junto com o prefeito Bi Garcia e seu secretariado, que acompanharam o início das operações na cidade.

Continua depois da Publicidade

“Em Tefé, onde iniciamos os trabalhos na segunda-feira (09/05), estamos a todo vapor e, em três dias foram substituídos mais de 400 pontos de iluminação dos 2.744 previstos”, disse Bittencourt.

Benefícios – A luminária de LED economiza em até 60% o custo com a energia elétrica e tem maior eficiência, ou seja, ilumina mais com menos consumo, além de contribuir com a segurança das cidades. Também contribui com o meio ambiente, tendo em vista que no interior do estado há muitas termelétricas, nas quais o óleo diesel é utilizado e, com as luminárias públicas de LED, o consumo do combustível irá reduzir.

Continua depois da Publicidade