Notícias do Amazonas – O Complexo Hospitalar Sul (CHS), que engloba o Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto e o Instituto da Mulher Dona Lindu, inaugurou nesta terça-feira (17/06) dois serviços considerados inéditos para a rede pública de saúde do Amazonas. As novidades incluem um modelo de atendimento de urgência mais ágil, o Fast Track, e a primeira Ressonância Magnética 24 horas da rede pública estadual.
PUBLICIDADE
O governador Wilson Lima destacou a importância das entregas. “São dois serviços que são muito importantes. A ressonância 24 horas, que só acontece no Amazonas, atendendo tanto pacientes do Complexo Sul e de toda a rede, que serão referenciados para cá, diminuindo o tempo de espera. Além disso, estamos inaugurando o Fast Track, permitindo que qualquer cidadão que chegue aqui, independentemente do problema, vá para uma sala de triagem e lá aconteça uma definição de qual caminho esse paciente vai seguir na unidade”, afirmou o governador.
A solenidade de entrega contou com a presença de diversas autoridades, incluindo os deputados estaduais Rozenha e Dr. Gomes, a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, vereadores, o defensor público-geral, o procurador-geral do Estado e representantes de conselhos de saúde.
Fast Track: Agilidade para casos leves
Com a implantação do modelo Fast Track, pacientes que chegam ao pronto-socorro com sintomas leves, classificados como azuis ou verdes, terão um fluxo de atendimento mais rápido. Esses casos, que representam mais da metade da demanda do HPS 28 de Agosto, passarão por triagem, serão atendidos por um médico e, se necessário, receberão medicação e alta diretamente na área de pronto atendimento, sem precisar passar por outras etapas hospitalares. A iniciativa é baseada em protocolos internacionais de classificação de risco e nos princípios do HumanizaSUS, visando a humanização dos serviços.
PUBLICIDADE
Para os casos mais complexos, o CHS agora dispõe da Unidade de Decisão Clínica (UDC), onde os pacientes serão monitorados, passarão por exames complementares e observação clínica antes da definição de alta ou internação.
A médica Lorena Sá, da clínica médica de urgência, avaliou as mudanças positivamente. “Tudo foi muito bem pensado para trazer conforto ao paciente, qualidade no atendimento e um olhar diferenciado e humano, onde conseguimos olhar o paciente onde ele merece ser atendido. E, sem contar, também trouxe aconchego, aquela sensação de conforto e uma estrutura habilitada para trazer mais segurança”, comentou.
PUBLICIDADE
Ressonância Magnética 24 Horas: Alta complexidade na rede pública
A nova Ressonância Magnética em funcionamento contínuo é um avanço significativo para a saúde pública do Amazonas, com capacidade para realizar até 750 exames por mês. Este exame é reconhecido como padrão ouro na medicina diagnóstica por fornecer imagens precisas e detalhadas das estruturas internas do corpo sem a necessidade de procedimentos invasivos.
O equipamento foi instalado em uma área anexa ao HPS 28 de Agosto, em um espaço exclusivo que inclui recepção, sala de preparo, recuperação pós-anestésica, sala de procedimentos e sala de máquinas. Serão oferecidos 14 tipos de exames, abrangendo desde crânio e coluna até coração, pelve e articulações.
PUBLICIDADE
Essa nova estrutura complementa os demais serviços do Serviço de Apoio Diagnóstico e Terapêutico (SADT) do CHS, que já contava com tomografia, ultrassonografia, ecocardiograma e raio-X.
Modernização da Infraestrutura
Desde dezembro de 2024, o complexo hospitalar também tem passado por um processo de modernização em sua infraestrutura. As melhorias incluem o estacionamento, calçadas, drenagem superficial, iluminação em LED e a instalação de novos sistemas elétrico e hidráulico. Foram instalados cinco novos geradores e a subestação foi readequada para assegurar o fornecimento contínuo de energia. As obras estão sob a coordenação da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), vinculada à Sedurb.