Amazonas

Amazonas


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Congresso Nacional aprova isenção de taxa de navegação de cargas para Norte e Nordeste até 2031

O texto agora seguiu para sanção presidencial.

Por Natan AMPOST

23/07/2025 às 06:00 - Atualizado em 05/08/2025 às 01:43

Notícias do Amazonas – A Câmara dos Deputados aprovou, na última semana, a prorrogação da isenção do Adicional ao Frete para Renovação da Marinha Mercante (AFRMM) para as cargas com origem ou destino nas regiões Norte e Nordeste do país. O texto do Projeto de Lei nº 1.765/2019, de autoria do deputado Júnior Ferrari (PSD-PA), agora segue para sanção presidencial e, se aprovado, a isenção será válida até 8 de janeiro de 2031.

PUBLICIDADE

A proposta original previa o fim do benefício em 2027, mas uma emenda do senador Eduardo Braga (MDB-AM), incorporada ao texto durante sua tramitação no Senado, estendeu o prazo por mais quatro anos e eliminou a previsão de redução gradual da isenção em pelo menos 10% ao ano, como constava na versão anterior aprovada em 2022.

Leia também: MPF arquiva investigação contra Bolsonaro sobre cartão corporativo e motociatas

Redução de custos e estímulo à economia
Segundo o deputado Júnior Ferrari, a iniciativa tem como objetivo reduzir os custos logísticos enfrentados por produtores e empresários do Norte e Nordeste, regiões que sofrem com infraestrutura precária, distâncias continentais e desafios naturais, como os longos períodos de estiagem que afetam os rios da Amazônia.

“Essa isenção é essencial para tornar o transporte fluvial e marítimo mais competitivo nessas regiões, que ainda são altamente dependentes de alternativas logísticas onerosas”, justificou Ferrari.

Já o senador Eduardo Braga, relator da proposta na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, destacou que a extensão do benefício é vital diante dos impactos econômicos da pandemia e das crises ambientais recentes, como a seca severa que atingiu os rios amazônicos em 2023 e 2024, comprometendo a navegação e o abastecimento de diversas cidades.

PUBLICIDADE

Entenda o AFRMM
Criado em 1958, o Adicional ao Frete para Renovação da Marinha Mercante é um valor extra cobrado sobre o frete no transporte aquaviário de mercadorias em território nacional. Os valores arrecadados são direcionados ao Fundo da Marinha Mercante (FMM), que financia a modernização e a expansão da frota de navegação no Brasil.

Com a nova lei, as cargas embarcadas com origem ou destino nos portos das regiões Norte e Nordeste continuarão isentas do AFRMM até o início de 2031, favorecendo a redução no preço final de produtos e contribuindo para a retomada econômica dessas áreas, historicamente menos favorecidas no contexto da infraestrutura logística nacional.

O texto aprovado também fortalece o compromisso do governo federal com a navegação fluvial e de cabotagem, segmentos estratégicos para o desenvolvimento sustentável da Amazônia e do semiárido nordestino.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Autismo: Todos na mesma maré, mas em embarcações diferentes.

Gretchen Stipp

Últimas notícias

Polícia

Mãe de jovem morto em abordagem policial critica decisão que colocou sargento da PM em liberdade

Revogação da prisão preventiva do policial militar acusado da morte de Carlos André de Almeida Cardoso motivou desabafo da mãe da vítima, que pede rigor nas investigações e responsabilização dos envolvidos.

há 20 minutos

Brasil

Real perde cerca de 88% do poder de compra em 32 anos e acende alerta sobre o empobrecimento da população

Aniversário do Plano Real reacende debate sobre inflação acumulada, juros elevados e a dificuldade do brasileiro em preservar patrimônio.

há 25 minutos

Polícia

Justiça condena três homens por assassinato de “Sapinho” em Manacapuru

Crime ocorreu em 2021 e, segundo o Ministério Público, a vítima foi atingida por pelo menos 18 disparos de arma de fogo.

há 57 minutos

Amazonas

Caso Chibatão, sobre disputa por herança bilionária de Passarão, trava no MP e terceiro promotor abandona análise de investigação

Promotor ficará responsável por analisar os autos e decidir sobre um eventual oferecimento de denúncia.

há 1 hora

Amazonas

Incêndio atinge subestação de loja no Centro de Parintins e mobiliza bombeiros

Fogo ocorreu na manhã desta quarta-feira (29) na Rua João Meireles.

há 1 hora