Amazonas

Amazonas


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Crise no PPGDA: Professor aponta irregularidades em eleição que escolheu coordenação do programa e foi suspensa na UEA

A decisão atende a uma representação formulada pelos professores Cassio Borges e Marco Aurélio Choy, que alegaram irregularidades no processo.

Por Natan AMPOST

23/12/2024 às 21:14 - Atualizado em 23/12/2024 às 21:55

Em uma decisão que promete mudar os rumos do Programa de Pós-Graduação em Direito Ambiental (PPGDA) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), o Conselheiro Substituto Mário Filho, do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE/AM), determinou a suspensão da eleição que escolheu a nova coordenação do programa e o início do processo seletivo para o doutorado em Direito Ambiental. A decisão atende a uma representação formulada pelos professores Cassio André Borges dos Santos e Marco Aurélio Choy, que alegaram irregularidades no processo.

Em entrevista exclusiva ao Portal AM POST, o professor Cassio Borges comentou sobre o caso. “Eu sou um dos que representou a gestão a coordenação afastada junto ao TCE, pelo menos quatro vezes, por eles terem violado vários princípios que norteiam a administração pública, dentre os quais, o da legalidade, o da moralidade administrativa, o da transparência e o da eficiência, além de terem violado um princípio basilar da Constituição Federal, o do trato republicano da coisa pública”, completou.

Leia documento:DECISÃO TCE

PUBLICIDADE

Cássio também disse que a controvérsia em torno do PPGDA não é recente e criticou a gestão afastada, que segundo ele, tem controlado o programa de forma excludente. “As pessoas que controlam o PPGDA/UEA se arvoraram da prerrogativa que eles não têm de dizer quantos e quais professores doutores, concursados do curso de Direito da UEA, poderiam lecionar no mestrado e doutorado de um programa abrigado no curso de Direito de uma universidade pública”, afirmou.

Borges destacou que a eleição foi conduzida de forma irregular, com a participação de três pessoas na comissão eleitoral que não eram professores efetivos do PPGDA, o que vai contra o regimento interno do Programa. Também não foi respeitado o prazo mínimo entre a convocação da eleição e a sua realização.

“Registre-se que essa eleição é nula de pleno direito, porque não se respeitou o prazo mínimo entre a chamada das eleições e a data do pleito e porque três pessoas que não são professores efetivos do programa fizeram parte da comissão eleitoral, o que o regimento não permite. Um deles nem mesmo professor é”, disse.

Denúncias de Excesso e Exclusão

Cassio Borges também apontou que o programa restringia a participação de professores doutores do curso de Direito da UEA sem justificativa plausível. “Enquanto eles credenciaram um professor que não passou no concurso da UEA e validou seu diploma estrangeiro em Ciências Jurídicas na UFAM – onde não há doutorado em Direito –, eu, doutor duas vezes, uma delas por uma universidade brasileira, estou sendo impedido de me credenciar”, afirmou.

Borges ainda questionou a exigência de que professores orientadores de graduação atinjam a mesma pontuação que aqueles já credenciados no programa. “Essa regra é injusta e não encontra amparo legal”, disse. Borges afirma ter mais de 800 pontos pelo critério do regimento, muito acima do mínimo exigido.

PUBLICIDADE

Batalha Judicial

Após a decisão inicial do TCE, o grupo afetado recorreu ao Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM). O desembargador Yedo Simões concedeu uma liminar que permitia a continuidade da gestão e a posse da chapa eleita. No entanto, essa decisão foi revogada em menos de 24 horas pelo desembargador-relator João Simões, que manteve suspensa a gestão e as atividades relacionadas ao doutorado.

Borges criticou a estratégia do grupo afastado de recorrer ao plantão do TJAM para conseguir a decisão favorável. “O plantão judicial não pode ser usado para burlar o princípio do juiz natural. Tanto é que a decisão favorável a eles caiu em menos de 24 horas”, afirmou.

Interino

Em cumprimento à determinação do TCE, o Reitor da UEA, Prof. Dr. André Zogahib, nomeou o Prof. Dr. Alcian Souza como coordenador interino do programa. Sua missão é credenciar novos professores, formar uma nova comissão eleitoral e convocar uma eleição dentro das regras do regimento.

Manifestação do grupo do PPGDA

Em resposta, o PPGDA divulgou nota defendendo sua atuação. “Temos agido de forma técnica e científica, postura que nos permitiu conquistar resultados extraordinários, como o conceito 4 do Mestrado e o primeiro Doutorado em Direito da Amazônia Ocidental”, afirmou.

A nota também rechaçou as acusações de oportunismo. “São 23 anos de lutas e sacrifícios. Não nos apropriamos do trabalho alheio e faremos tudo para preservar nossas conquistas”, concluiu.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo traz limitações mas, isto não significa incapacidade. Todos temos alguma habilidade.

Nay Potarcio

Últimas notícias

Manaus

Motociclista fica gravemente ferido após colisão em frente ao Manauara Shopping em Manaus

Segundo testemunhas, o jovem trafegava na contramão quando bateu em um carro.

há 5 horas

Brasil

STJ permitiu “agiotas trabalhar”? Entenda as regras para empréstimos com juros entre pessoas físicas

Decisões do Superior Tribunal de Justiça esclarecem que cobrar juros em empréstimos particulares não é crime por si só.

há 6 horas

Brasil

Bebê de 10 meses morre após abuso sexual em Fortaleza e homens são presos em flagrante

Criança foi levada ao hospital pela mãe, mas não resistiu aos ferimentos.

há 6 horas

Brasil

Senado aprova MP do Frete; veja o que muda para caminhoneiros e transportadoras

Texto mantém o piso mínimo do frete, endurece punições para quem descumprir a regra e segue para sanção do presidente Lula.

há 6 horas