O portal de notícias do Amazonas!

Pesquisar por em AM POST

Amazonas

Curso de capacitação para cidadãos no controle da gestão pública está com inscrições abertas

Para este ano o programa disponibiliza 200 vagas na modalidade online.

Por Natan AMPOST

17/07/2024 às 08:01

A edição 2024 do Programa de Formação de Agentes de Controle Social (Profac) está com inscrições abertas até o dia 26 de julho. Criado pelo Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), no ano de 2015, o programa tem como principal objetivo qualificar membros da sociedade civil para a participação nos processos de fiscalização e controle da gestão pública.

“O Profac é uma grande oportunidade, especialmente para aqueles cidadãos que têm vocação em cobrar e fiscalizar os gastos públicos, de saber como fazer essa cobrança. Nós damos a esses alunos as ferramentas para que essa fiscalização seja possível e aconteça de forma eficaz. É uma forma de o Tribunal de Contas estender à sociedade um serviço pedagógico que não tem preço”, destacou a conselheira-presidente Yara Amazônia Lins.

PUBLICIDADE

Para este ano o programa disponibiliza 200 vagas na modalidade online. As inscrições podem ser feitas por meio do formulário disponível no endereço eletrônico https://forms.gle/vKeiminqWG2tHzio6. O Edital do programa pode ser acessado na edição do dia 10 de julho do Diário Oficial Eletrônico (DOE).

“Convidamos a todos que tenham essa vocação de liderança para que se inscrevam no nosso programa, ou seja, é uma boa oportunidade de líderes de grêmios estudantis, coordenadores de associações de bairros e de pais e mestres, entre outros, se qualificarem para exercer os seus direitos e os direitos da coletividade na sociedade”, pontuou o conselheiro-coordenador da ECP, Júlio Pinheiro.

Podem se inscrever cidadãos com no mínimo 18 anos de idade, com ao menos o ensino fundamental completo e que vão participar do programa pela primeira vez É preciso que os candidatos tenham disponibilidade para assistir aulas online ao vivo e realizar todas as atividades complementares, conforme calendário do programa, além de ter domínio básico de informática e ter acesso à internet.

PUBLICIDADE

A seleção dos candidatos será feita por uma comissão composta por membros da Escola de Contas Públicas (ECP/TCE-AM). Entre os critérios de avaliação para escolha dos participantes está a ordem cronológica do recebimento do formulário de inscrição. Os nomes dos candidatos que tiverem suas inscrições aprovadas serão divulgados no DOE e no site da Corte de Contas amazonense até o dia 1º de agosto.

O cronograma de aulas do programa envolve noções gerais de administração pública, noções dos instrumentos de planejamento orçamentário, como PPA, LDO e LOA; rodas de cidadania realizadas pela Ouvidoria do TCE-AM; mecanismos de controle das ações governamentais; controle popular sobre licitações e contratos administrativos; noções da Lei de Responsabilidade Fiscal; controle popular da receita e despesa da Saúde e Educação, entre outros.

PUBLICIDADE

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo não limita as pessoas. Mas o preconceito sim, ele limita a forma com que as vemos e o que achamos que elas são capazes.

Letícia Butterfield

Últimas notícias

Amazonas

Governo do Amazonas entrega o primeiro serviço de telessaúde em Manacapuru

O município passa a disponibilizar atendimento remoto com suporte tecnológico pela rede pública.

há 11 minutos

Manaus

Mulher atropelada por carreta morre dias após ser hospitalizada com perna dilacerada em Manaus

Vítima estava internada no Hospital e Pronto-Socorro João Lúcio.

há 29 minutos

Manaus

Guarda Municipal filmado espancando homem algemado com cassetete é preso em Manaus

As agressões ocorreram no dia 12 de abril, dentro de um prédio abandonado no Centro de Manaus.

há 2 horas

Amazonas

Débora Menezes propõe PL que proíbe cotas específicas para pessoas trans em concursos públicos no Amazonas

Para a parlamentar, a reserva de vagas para pessoas trans fere o princípio da igualdade formal e a meritocracia.

há 2 horas

Polícia

Suspeito de matar jovem a facadas é preso após denúncia anônima em Manaus

O criem aconteceu no último dia 11 de março na zona centro-oeste de Manaus.

há 3 horas