A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Amazonas

Defensoria Pública do Amazonas lança projeto ‘Caminhos da Inclusão’ em Tefé

Iniciativa percorre municípios para conscientização sobre direitos da pessoa com deficiência

Por michael

23/09/2025 às 12:05

projeto Caminhos da Inclusão Tefé

Defensoria Pública do Amazonas lança projeto ‘Caminhos da Inclusão’ em Tefé – Foto: Defensoria Pública

Notícias do Amazonas – A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) lançou em Tefé, a 523 quilômetros de Manaus, o projeto “Caminhos da Inclusão”, iniciativa que percorrerá municípios do interior para conscientizar sobre os direitos da pessoa com deficiência. A programação teve início na segunda-feira (22), com encontro entre membros da instituição, representantes da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEPcD) e famílias assistidas pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Tefé (Apae).

PUBLICIDADE

Participação e objetivos do projeto

“O nosso objetivo é percorrer todo o interior, reforçando a inclusão social da pessoa com deficiência. Começamos em Tefé, na sede da Apae, conversando com pais, mães, amigos e pessoas com deficiência sobre direitos e como acessar os serviços da Defensoria”, afirmou o Defensor Público Geral, Rafael Barbosa.

Atualmente, a Apae Tefé atende mais de 900 famílias, oferecendo assistência social, apoio familiar e encaminhamentos para saúde e educação. Denise Lucena, presidente da entidade, destacou a importância da ação: “A Defensoria veio esclarecer aos pais e profissionais quais os direitos que podemos buscar, na educação, esporte, lazer e trabalho, fortalecendo nossa atuação na defesa da inclusão”.

Primeira ação em alusão ao Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência

O projeto foi iniciado em 21 de setembro, Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, com atividades de reflexão e aproximação com a comunidade. “Queremos ouvir os assistidos, sensibilizar Tefé para que seja uma cidade inclusiva e cumprir o papel da Defensoria em educar sobre direitos e cidadania”, explicou Helom Nunes, diretor da Escola Superior da Defensoria (Esudpam).

Agenda de atividades e palestras

Nesta terça-feira (23), a programação inclui reunião com alunos do Ensino Médio do Centro de Educação de Tempo Integral Hélio Bessa e palestras no Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), Instituto Federal do Amazonas (Ifam), Faculdade Metropolitana de Manaus (Fametro) e Universidade do Estado do Amazonas (UEA). O evento ocorre no Centro de Convivência do Idoso Manuel Armando da Silva Retto, no bairro Monte Castelo, e conta com a participação de Fábio Ricarte, servidor da DPE-AM e militante da causa.

Atendimento humanizado e conscientização

A defensora pública Karina Maria, que atua em Tefé, reforçou a importância de explicar que a Defensoria não apenas orienta, mas também fiscaliza e busca ativamente os direitos da população. “Viemos conscientizar, reforçando que a Defensoria está ao lado da sociedade, pronta para atender, acolher, ouvir demandas e auxiliar a população”, destacou.

Por: Mayara Leite – Redatora Seo On

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo traz limitações mas, isto não significa incapacidade. Todos temos alguma habilidade.

Nay Potarcio

Últimas notícias

Amazonas

Confusão em casa de shows termina com feridos e quebra-quebra em Manacapuru

Briga generalizada dentro e fora de uma casa noturna deixou pessoas feridas e causou danos ao patrimônio.

há 10 minutos

Brasil

Bia Kicis diz que vídeo de Michelle “caiu como uma bomba” mas ficará para trás

Deputada do PL afirma que exposição pública do conflito desagradou aliados, mas acredita em diálogo para encerrar a crise.

há 30 minutos

Brasil

Michelle Bolsonaro usa símbolos religiosos, Libras e honrarias em vídeo de crítica a Flávio Bolsonaro; entenda o significado

Cenário escolhido pela ex-primeira-dama reforça identidade conservadora, religiosa e institucional em meio à crise interna do PL.

há 38 minutos

Amazonas

Caprichoso promete maior alegoria da história de Parintins com Curupira de 37 metros trazendo Cunhã-poranga Marciele Alburquerque

Lenda amazônica será destaque da segunda noite do Festival de Parintins com estrutura gigante, efeitos especiais e transformação.

há 49 minutos

Mundo

Papa Leão XIV envia ajuda de R$ 591 mil à Venezuela após terremotos que devastaram o país

Doação emergencial do Vaticano será destinada às operações de resgate e ao atendimento das vítimas.

há 1 hora