Amazonas

Amazonas


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Delegado Péricles articula aprovação de reajuste salarial para as Polícias Civil, Militar e Bombeiros

Presidente da CCJ da Aleam, Péricles agiliza deliberação das Mensagens Governamentais.

Por Jonas Souza

23/04/2025 às 16:19

  • O deputado Delegado Péricles liderou a tramitação urgente e aprovação de projetos que garantem reajustes salariais escalonados para profissionais da segurança pública do Amazonas, incluindo policiais e bombeiros militares, além de servidores da Polícia Civil.
  • Os reajustes aprovados preveem aumento de 3,93% em abril de 2024 e 5,48% em abril de 2025, com pagamento retroativo parcelado, e visam valorizar e corrigir distorções históricas nas remunerações dessas categorias.
  • Na mesma sessão, foi aprovado o reajuste salarial para servidores ativos e inativos da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), reforçando o compromisso com a valorização dos servidores públicos.

Este resumo foi gerado automaticamente por inteligência artificial.

Notícias do Amazonas – O deputado estadual Delegado Péricles (PL) desempenhou um papel fundamental na tramitação das Mensagens Governamentais nº 37 e 38/2025, que tratam da revisão da data-base e do reajuste salarial dos profissionais de segurança pública do Amazonas. Como presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Assembleia Legislativa do Estado (Aleam), Péricles liderou a articulação política que garantiu a tramitação em regime de urgência e uma votação rápida, realizada na tarde desta quarta-feira (23).

Os Projetos de Lei enviados pelo Governo do Estado propõem alterações nas leis que regulam a remuneração das forças militares (Lei nº 3.725/2012) e da Polícia Civil (Leis nº 2.875/2004 e nº 4.576/2018), prevendo reajustes salariais escalonados para os próximos anos.

PUBLICIDADE

“Esse avanço é muito importante para valorizar nossas forças de segurança. Como presidente da CCJR, atuamos com responsabilidade jurídica e agilidade, sempre com o respeito que esses profissionais merecem”, destacou Delegado Péricles.

Para os policiais e bombeiros militares, os textos aprovados preveem um reajuste de 3,93% a partir de 21 de abril de 2024, e outro de 5,48% a partir de 21 de abril de 2025, com pagamento retroativo parcelado em 12 vezes, a partir de janeiro de 2026. As mesmas condições valem para delegados, comissários, peritos, escrivães, investigadores e servidores administrativos da Polícia Civil.

A presença de representantes dessas categorias no Plenário Ruy Araújo reforçou a importância do momento. Para Péricles, essa conquista é fruto de um esforço conjunto entre os poderes e demonstra o compromisso com aqueles que arriscam suas vidas diariamente para proteger a população.

Com essa aprovação, o Estado dá um passo importante na valorização dos profissionais de segurança pública, corrigindo distorções históricas e garantindo maior previsibilidade orçamentária para os próximos anos.

PUBLICIDADE

Compromisso com a segurança e valorização

A atuação do deputado na aprovação desses reajustes reflete seu compromisso de longa data com a valorização dos profissionais da área. Como policial de carreira, Péricles conhece de perto os desafios enfrentados por quem atua na linha de frente do combate ao crime, e tem usado sua atuação parlamentar para apoiar esses servidores de forma concreta.

Entre suas ações recentes, destacam-se a destinação de recursos para modernizar a Policlínica Tenente Mário Webber, da Polícia Militar, melhorando a estrutura e os equipamentos de saúde para policiais e suas famílias. Na Polícia Civil, Péricles também tem contribuído com emendas para aquisição de equipamentos de ponta para o Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO) e setores de perícia, fortalecendo a investigação e agilizando as apurações.

“Segurança pública se faz com estrutura, valorização e respeito aos nossos servidores. Meu compromisso é lutar por quem dedica a vida a proteger a sociedade”, afirmou o deputado.

Reajuste dos servidores efetivos da Aleam

Na mesma sessão, os deputados aprovaram o Projeto de Lei nº 287/2025, de autoria da Mesa Diretora da Aleam, que trata do reajuste salarial dos servidores ativos e inativos da Casa Legislativa.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo não limita as pessoas. Mas o preconceito sim, ele limita a forma com que as vemos e o que achamos que elas são capazes.

Letícia Butterfield

Últimas notícias

Brasil

Bia Kicis confirma Michelle Bolsonaro na disputa pelo Senado no Distrito Federal

Ex-primeira-dama não participou da convenção do PL por estar realizando exames médicos, mas teve a pré-candidatura ao Senado.

há 8 minutos

Amazonas

Adolescentes desaparecidas em Manaus são localizadas em rodoviária de Porto Velho

As duas jovens de 17 anos desapareceram após saírem para a escola na sexta-feira.

há 43 minutos

Pará

Corrupção: Justiça Federal torna réus investigados por desvio de recursos da pandemia na gestão de Helder Barbalho

Oito denúncias do MPF foram aceitas pela Justiça. Os acusados responderão por supostos desvios de verbas públicas da saúde e da educação

há 1 hora

Esporte

Fifa enfrenta crise: Uefa articula saída de Gianni Infantino após plano bilionário da Copa do Mundo

Presidente da Fifa sofre pressão da Uefa após proposta de vender parte dos direitos comerciais da Copa do Mundo a investidores privados.

há 2 horas

Política

Maria do Carmo pede suspensão de decreto da estiagem no Amazonas; ação pode afetar medidas emergenciais

Maria do Carmo Seffair acionou a Justiça para suspender o decreto estadual que declarou situação de emergência climática e ambiental.

há 3 horas