Com as obras do Centro Avançado de Prevenção ao Câncer do Colo do Útero (Cepcolu), em fase de finalização, o deputado estadual Delegado Péricles (PL), responsável pela emenda parlamentar de R$ 2 milhões que possibilitou sua construção e a compra de seus equipamentos, articula junto ao Governo do Estado, mecanismos para promover a contratação de profissionais de saúde para atuar no local.
A iniciativa foi tema de reunião na manhã desta quarta-feira (7), entre o parlamentar e a secretária de Saúde do Estado, Nayara Maksoud.
PUBLICIDADE
“Entramos em uma fase muito importante desse grande projeto. Debater as medidas legais e transparentes de consolidar os recursos humanos do Cepcolu, agora é nossa grande meta. Precisamos de um Cepcolu completo, com nossas emendas, já garantimos uma estrutura física funcional e moderna, além da aquisição de todos os equipamentos. Contudo, nada disso funcionará sozinho, precisaremos de profissionais qualificados em diversas áreas, para fazer tudo acontecer. Essa é nossa nova missão”, ponderou Delegado Péricles.
O Cepcolu fica localizado ao lado da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Amazonas (FCecon), por quem também será administrado. O local receberá mulheres diagnosticadas com lesões pré-cancerosas, que serão submetidas ao procedimento de conização (uma pequena, simples e rápida cirurgia para a retirada das lesões em forma de cone), a medida evita a progressão da condição para o estágio de câncer.
De acordo com dados da Fcecon, cerca de 270 mulheres morrem todos os anos vítimas da doença, que é considerada 100% evitável.
PUBLICIDADE
“É um avanço histórico e pioneiro na luta pela erradicação da doença que mais mata mulheres no Amazonas. Abraçamos essa causa, que tem sido levantada ao longo de décadas pelo diretor-presidente da Fcecon, Drº Gerson Mourão e pela médica ginecologista, DRª Mônica Bandeira de Mello, e estamos trabalhando muito para que o Cepcolu esteja em pleno funcionamento, o mais breve possível. O Governo tem sido um grande parceiro, por meio da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), equipe liderada pelo secretário Marcellus Campêlo, então, não tenho dúvidas de que teremos apoio nessa nova fase ”, comentou Delegado Péricles.