Delegado Péricles chama a atenção das amazonenses para os cuidados contra o câncer do colo de útero
O câncer de colo de útero segue no topo das doenças que mais matam mulheres no Amazonas, de acordo com dados da FCecon.
- Deputado Delegado Péricles destinou mais de R$ 5 milhões em emendas para a Fundação Centro de Controle Oncologia do Amazonas (FCecon), destacando a importância da vacinação contra o HPV para prevenir o câncer de colo de útero.
- Médica Mônica Bandeira de Mello informou que cerca de 23 mulheres morrem por mês no Amazonas devido ao câncer de colo de útero, número que poderia ser reduzido com vacinação e prevenção.
- Péricles articula o retorno da vacinação de meninas e meninos nas escolas públicas e apoia a construção do Centro Avançado de Prevenção ao Câncer do Colo de Útero (Cepcolu), previsto para inauguração no segundo semestre de 2024.
Este resumo foi gerado automaticamente por inteligência artificial.
- Foto: Divulgação
O deputado estadual Delegado Péricles (PL), autor de emendas parlamentares que somadas representam mais de R$ 5 milhões em investimentos na Fundação Centro de Controle Oncologia do Amazonas (FCecon), que atua diretamente no atendimento de mulheres acometidas pelo câncer de colo de útero, causado diretamente pelo HPV, chama a atenção do público feminino para a importância da imunização. Em 2024 o Brasil completará uma década disponibilizando a vacina contra o Papilomavírus Humano (HPV), de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
PUBLICIDADE
“Tenho acompanhado de perto o trabalho da Fcecon para atender essas mulheres e feito minha parte como parlamentar, para juntos diminuirmos a incidência desse câncer no Amazonas. Mas também, entendo que a principal linha de trabalho precisa ser a da prevenção e para isso, temos que conscientizar nossas mulheres, para a importância da vacina”, ressaltou Delegado Péricles.
O parlamentar usa como dado, informações obtidas junto à médica ginecologista Mônica Bandeira de Mello, uma das principais vozes contra o câncer de colo de útero no Norte do país. Segundo ela, uma média de 23 mulheres morrem mensalmente vítimas do câncer que pode ser evitado por meio da vacinação e do processo de conização. Esse último, no caso de mulheres com infecções pré-cancerosas.
“Esse número representa mais de 200 mortes por ano”, comentou Mônica Bandeira durante Cessão de Tempo na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).
Vacinação nas escolas
PUBLICIDADE
Delegado Péricles tem encampado diálogos junto ao Governo do Amazonas, por meio de representantes da saúde e educação, para que a vacinação de meninas e meninos de 9 a 14 anos volte a acontecer direto nas escolas públicas do Estado.
“Tenho conversado com muitas pessoas e tenho esperança que logo teremos um retorno positivo”, projetou Delegado Péricles.
Cepcolu
Com os valores enviados por Delegado Péricles à Fcecon, por meio de emendas parlamentares, está sendo possível a construção do Centro Avançado de Prevenção ao Câncer do Colo de Útero (Cepcolu).
No local que está localizado ao lado da Fcecon e que deve ser entregue a população no segundo semestre de 2024, mulheres com lesões pré-cancerosas passaram pelo procedimento da conização. Com isso, terão retiradas as lesões iniciais da doença e demais protocolos precoces para remissão total da enfermidade.
Encontrou algum erro? Clique aqui e nos ajude a melhorar a informação
Declaração de Transparência
Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.
Siga-nos






