Denunciado por agressão verbal contra Yara Lins, conselheiro Ari Moutinho Júnior coleciona polêmicas em sua trajetória; confira
Escândalos envolvendo o conselheiro do TCE chamam a atenção da sociedade e questionam sua conduta exemplar.
- Foto: Reprodução
Notícias do Amazonas – A Conselheira Yara Lins, presidente eleita do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), denunciou na manhã desta sexta-feira (6) uma agressão verbal que afirma ter sofrido do Conselheiro Ari Moutinho Junior dentro do plenário do tribunal.
Yara Lins foi eleita presidente do TCE-AM, na última terça-feira (03/10), para o biênio 2024/2025. Ela detalhou em coletiva de imprensa a agressão verbal que sofreu por parte de Ari Moutinho Junior.
PUBLICIDADE
“Eu quando estava no plenário com os conselheiros Fabian, Ari e vários assessores, fui cumprimentar o conselheiro Ari e disse: ‘bom dia’. Ele disse: ‘bom dia, nada safada, puta, vadia’, além disse me ameaçou dizendo: ‘eu vou te f*der por a Lindora lá da procuradoria do Ministério Público, você vai ver junto ao STJ [Supremo Tribunal de Justiça]’”, afirmou.
“Eu sou a única conselheira lá do tribunal e represento as servidoras da minha instituição. Eu relutei muito em vir aqui fazer essa denuncia mas eu não poderia me acovardar como muitas fazem, por ameaças, e eu não aceito ameaças. Eu quero que a justiça puna o agressor. Fui agredida dentro da minha função, no plenário do Tribunal de Contas. O vídeo mostra, depois que fui agredida fiquei paralisada, passei a mão no rosto dele e disse: ‘você é um infeliz, por isso que sofre tanto’. Ele sarcasticamente tentou pegar no meu rosto e jogou beijo para mim”, detalhou.
A advogada Catarina Estrela, que faz a defesa da magistrada, disse que Ari Moutinho Junior tem histórico de agressões contra outros magistrados e autoridades do TCE.
“Ela relatou a mim que foi a primeira vez que ele fez isso diretamente a ela, no plenário, mas o comportamento deste conselheiro com outros colegas conselheiros assim como outras autoridades já foi questionado, ele já foi agressivo. Parece ser um comportamento repetitivo”, disse.
Polêmicas do conselheiro
Ari Moutinho Júnior foi indicado em 2008 para o cargo vitalício de conselheiro do TCE-AM pelo então governador do Amazonas Eduardo Braga. “O critério que utilizei foi meu pessoal. A vaga é minha, é um direito constitucional meu como governador. Nomeio aqueles que eu acho que reúnem o melhor critério da minha avaliação”, justificou Braga na época.
PUBLICIDADE
No ano de 2006, Ari Moutinho Júnior ainda era vereador quando foi um dos 44 denunciados da Operação Albatroz da Polícia Federal por suspeita de formação de quadrilha em um suposto esquema de desvio de verbas de licitações do governo do Amazonas. Ele negou, na época, envolvimento no caso, mas pediu exoneração do cargo de secretário de Governo de Braga.
Em uma audiência pública da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o conselheiro chamou o governador Wilson Lima de ladrão, cleptomaníaco e chefe de quadrilha. Essas declarações foram feitas diante de diretores da Cigás, que também foram xingados de bandidos, tornando o episódio ainda mais escandaloso.
A motivação é que Ari estaria desesperado por conta da perda de recursos do shopping de seu pai, o desembargador Ari Moutinho, o Via Norte, localizado no bairro Santa Etelvina, zona Norte de Manaus.
Recentemente, em 2021, o Ministério Público do Amazonas (MP-AM) abriu um inquérito para investigar possíveis irregularidades na contratação de um imóvel entre a Superintendência Estadual de Habitação (Suhab) e o Shopping Via Norte. Foi o ex-superintendente da Suhab, Gilberto Alves de Deus, quem denunciou o caso ao MP. Gilberto acusou Ari Moutinho de cobrar vantagens indevidas para alugar um escritório ao governo do estado. Essa acusação levantou mais questionamentos sobre a conduta ética do conselheiro.
Em suma, o comportamento questionável do conselheiro Ari Moutinho Júnior vem causando controvérsia e gerando repercussão negativa na sociedade. Seu histórico de episódios escandalosos e a atual investigação em curso são indícios de problemas na sua conduta.
Redação AM POST*
Encontrou algum erro? Clique aqui e nos ajude a melhorar a informação
Declaração de Transparência
Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.
Siga-nos









