A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Amazonas

Deputada Débora Menezes quer tornar hino da Paraíba como símbolo do Amazonas; PL é cópia de projeto paraibano

Um projeto de lei praticamente idêntico ao de Débora foi protocolado dias antes na Assembleia Legislativa da Paraíba.

Por Natan AMPOST

12/08/2025 às 12:12

Notícias do Amazonas – Um projeto de lei apresentado pela deputada estadual Débora Menezes (PL) chamou atenção na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) ao trazer referências a símbolos de outro estado. A proposta, que pretende promover a valorização dos símbolos nacionais e estaduais nas escolas públicas, mencionava o Hino e a Bandeira da Paraíba como se fossem representativos do Amazonas.

PUBLICIDADE

A iniciativa foi protocolada no último dia 6 de agosto, logo após o fim do recesso legislativo, conforme registro no Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL). O conteúdo do texto estabelece diretrizes para que escolas da rede estadual realizem atividades cívicas, como o hasteamento da Bandeira Nacional e do estado, além da execução do Hino Nacional e do hino estadual.

Leia também: Débora Menezes propõe PL que proíbe cotas específicas para pessoas trans em concursos públicos no Amazonas

No entanto, ao listar as práticas previstas, o documento citou equivocadamente a Bandeira e o Hino da Paraíba. O erro rapidamente repercutiu nas redes sociais e entre parlamentares, levantando questionamentos sobre a origem do texto e sua semelhança com um projeto apresentado dias antes na Assembleia Legislativa da Paraíba.

Similaridade com proposta paraibana
Quatro dias antes, em 2 de agosto, o deputado Galego Souza (PP-PB) havia protocolado na Assembleia Legislativa da Paraíba um projeto de lei praticamente idêntico, voltado para as escolas daquele estado. O texto amazonense, identificado como PL 678/2025, reproduzia trechos semelhantes, mas sem a devida substituição das referências aos símbolos estaduais.

Segundo o Artigo 2º da proposta de Débora Menezes, os símbolos nacionais que deveriam ser valorizados são a Bandeira Nacional, o Hino Nacional, as Armas da República e o Selo Nacional. Já em relação aos símbolos estaduais, o equívoco foi apontado na inclusão da Bandeira e do Hino da Paraíba.

PUBLICIDADE

Justificativa

Na justificativa que acompanha o PL, Débora Menezes defendeu que a valorização dos símbolos nacionais e estaduais é essencial para fortalecer a identidade cultural e o sentimento de pertencimento regional. “Mais do que um protocolo formal, a prática é uma ferramenta pedagógica de profundo significado, baseada em princípios educacionais que reforçam a cidadania e o patriotismo”, afirma o texto.

Procurada para comentar a polêmica, a assessoria da parlamentar informou que a citação aos símbolos da Paraíba foi resultado de um “erro de digitação” e que a correção já foi feita no sistema interno da Aleam. Ainda segundo a equipe, o objetivo da proposta permanece o de reforçar o conhecimento e o respeito aos símbolos do Amazonas, sem qualquer relação com outro estado.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo é ver o mundo de um outro jeito, e cada um de nós temos que achar um jeito de entender as diferenças.

Dr. Leonardo Maranhão

Últimas notícias

Esporte

Copa 2026: Brasil, Paraguai e Marrocos avançam e encorpam oitavas de final

Seleção Brasileira supera o Japão, enquanto Paraguai e Marrocos também garantem vaga na próxima fase do Mundial de 2026.

há 11 minutos

Amazonas

Mulher fica ferida após ser atingida por motociclista embriagado em Maués

Vítima estava parada em sua motocicleta quando foi atingida por outro condutor; testemunhas afirmam que o homem apresentava sinais de embriaguez.

há 24 minutos

Esporte

Eliminação da Alemanha mantém Brasil como único pentacampeão mundial por mais um ciclo

Derrota dos alemães para o Paraguai nos pênaltis impede que a seleção europeia.

há 8 horas

Caiu na rede é post!

Comentário de Vini Jr. em foto de Virginia Fonseca anima fãs após vitória do Brasil na Copa

Atacante da Seleção Brasileira elogiou a influenciadora nas redes sociais após a vitória sobre o Japão.

há 8 horas

Brasil

PF pede mais tempo a Mendonça para analisar provas contra Lulinha em caso de INSS

Polícia Federal informou ao ministro André Mendonça que apenas parte do material apreendido foi periciada.

há 8 horas