Amazonas

Amazonas


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Deputada defende atendimento especializado para autistas no Amazonas

Ela revelou relato de uma mãe atípica que já buscou ajuda em vários órgãos e que, mesmo pagando um plano de saúde, não consegue o devido atendimento.

Por Natan AMPOST

11/06/2024 às 17:29

A deputada estadual Dra. Mayara Pinheiro Reis (Republicanos), se pronunciou na manhã desta terça-feira (11), em defesa de um atendimento especializado e centralizado para pacientes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no Amazonas.

PUBLICIDADE

Durante Cessão de tempo, Mayara acompanhou o relato de Ayda Freitas, mãe de paciente com autismo, sobre as dificuldades enfrentadas diariamente em busca de atendimento médico adequado na rede particular de saúde Hapvida. Segundo Ayda, mais de cem crianças estão sem tratamento e as mães enfrentam uma fila de espera sem expectativa de atendimento.

Para Dra. Mayara é difícil ouvir o relato de uma mãe atípica que já buscou ajuda em vários órgãos e que, mesmo pagando um plano de saúde, não consegue o devido atendimento.

“Enquanto representante do povo, mãe e médica, vejo que a situação se agrava e, saber que a justiça não tem sido respeitada é uma afronta, pois, essas mães já não tem a quem recorrer” afirmou a parlamentar.

A Presidente da Comissão de Saúde e Previdência da ALEAM, aproveitou para enfatizar sua luta pela causa autista e solicitar a apreciação da Secretária de Saúde, Nayara de Oliveira Maksoud para o requerimento de n° 4507/2020, que defende o uso do Centro Especializado em Reabilitação (CER IV), anexo do Hospital Delphina Aziz, como complexo de atenção à Pessoa com TEA.

“Defendo que um lugar próprio seja destinado para os pacientes com autismo. Espero que a Secretária Nayara aprecie meu requerimento que solicita a disponibilidade do anexo atrás do Delphina Aziz. Considero o local, que não é utilizado, ideal para reunir todos os profissionais necessários em um só lugar, pois algo que cansa demais é não ter um atendimento centralizado para atender esses pacientes” explicou a médica.

Dra. Mayara se colocou à disposição para participar da audiência pública que vai discutir a situação das mães, diante do caso da Hapvida.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Autismo: Todos na mesma maré, mas em embarcações diferentes.

Gretchen Stipp

Últimas notícias

Polícia

Suspeito de furtar ar-condicionado é detido por moradores e polícia descobre mandado de prisão em Manaus

Homem de 42 anos foi contido por populares na Zona Norte e precisou receber atendimento médico antes de ser levado ao 6º DIP.

há 34 minutos

Amazonas

Mesário nas Eleições 2026: veja quem pode participar, como se inscrever e quais são os benefícios

Eleitores maiores de 18 anos e em situação regular podem atuar nas seções eleitorais.

há 55 minutos

Polícia

Vídeo mostra cabo da PM trocando placa de carro investigado após morte de policial do Denarc em Manaus

Bruno Everson Pinto dos Santos foi preso durante operação que apreendeu mais de uma tonelada de drogas.

há 2 horas

Esporte

Nacional elimina Iguatu nos pênaltis e fica a dois jogos do acesso inédito à Série C

Leão da Vila Municipal venceu por 5 a 4 nas penalidades após empate em 1 a 1 e chegou pela primeira vez às quartas de final da Série D.

há 2 horas

Amazonas

Buscas por adolescente desaparecido em rio de Barreirinha chegam ao segundo dia neste domingo (26)

Rômulo Carneiro de Castro, de 12 anos, desapareceu nas águas do Paraná do Ramos.

há 3 horas