Amazonas

Amazonas


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Deputado estadual Mário César Filho leva ação “Laudo Azul” para crianças no Careiro Castanho

Iniciativa facilita consulta com neuropediatra para crianças com suspeita de Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Por Natan AMPOST

16/02/2026 às 11:21 - Atualizado em 18/05/2026 às 18:59

Resumo 


Ação “Laudo Azul” leva atendimento neurológico gratuito para crianças com suspeita de autismo em Careiro Castanho, reduzindo filas e ampliando o acesso ao diagnóstico no interior do Amazonas.

Notícias do Amazonas – O deputado estadual Mário César Filho realizou, no sábado (13/2), mais uma edição da ação “Laudo Azul”, iniciativa que oferece atendimento gratuito com neurologista para crianças com suspeita de Transtorno do Espectro Autista (TEA). Desta vez, a ação chegou ao município de Careiro Castanho, situado a cerca de 124 quilômetros de Manaus.

PUBLICIDADE

Atendimento chega ao interior do estado

Pai atípico, o parlamentar afirma que a proposta da ação é ampliar o acesso a consultas especializadas, principalmente em municípios do interior, onde a oferta desse tipo de serviço é mais limitada.

Antes de chegar a Careiro Castanho, o projeto já havia sido realizado em Manaus e nos municípios de Borba, Novo Airão e Barcelos, incluindo atendimentos a famílias ribeirinhas.

Segundo o deputado, a iniciativa busca acelerar o processo de diagnóstico e garantir acesso a direitos previstos em lei. “Cada família atendida carrega uma história de espera, luta e esperança. Nosso compromisso é fazer com que esse cuidado chegue a quem mais precisa”, afirmou.

Famílias aguardavam atendimento há meses

A edição realizada em Careiro Castanho contou com o apoio de parceiros locais e beneficiou dezenas de crianças que aguardavam há meses — e, em alguns casos, até anos — por uma consulta com especialista.

Para muitas famílias, a ação representou o primeiro passo rumo ao diagnóstico. A dona de casa Luana, mãe de Kaleb, de 7 anos, relatou a dificuldade enfrentada durante o processo de investigação. “Eu estou há um bom tempo tentando saber se meu filho é autista. Sou muito grata por essa oportunidade de encerrar essa espera”, disse.

PUBLICIDADE

Leia mais: Mário César Filho destina R$ 1 milhão para reforçar programa social em Maués

Mais de mil crianças atendidas no Amazonas

Criada pelo deputado, a ação “Laudo Azul” já ultrapassou a marca de mil crianças atendidas em diferentes regiões do estado. O projeto se consolidou como uma das principais iniciativas voltadas ao apoio de famílias atípicas no Amazonas.

Atualmente, mais de 7 mil crianças ainda aguardam por atendimento especializado na fila de espera. O cadastro para participar das próximas edições pode ser feito por telefone, conforme orientação da organização.

Laudo garante acesso a direitos

O diagnóstico médico é considerado fundamental para a emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA), documento que assegura prioridade em atendimentos, inclusão educacional, acesso a serviços de saúde, transporte e políticas de proteção social.

A carteira digital foi instituída pela Lei nº 6.907/2024, também de autoria do deputado. O laudo ainda possibilita o atendimento de crianças de até 11 anos e 6 meses nas unidades do CAIC-TEA, criadas em Manaus para oferecer suporte especializado.

Com a expansão do “Laudo Azul” para municípios do interior, a expectativa é reduzir o tempo de espera por diagnóstico e ampliar o acesso a políticas públicas voltadas às pessoas com TEA em todo o Amazonas.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo é um Universo Paralelo que incessantemente pede permissão para fixar-se no terreno dos saberes.

JESUS,D.F

Últimas notícias

Amazonas

Garimpos “fantasmas” e ouro de R$ 18,4 bilhões: MPF aciona ANM para frear lavagem de ouro ilegal na Amazônia

Ação civil pública afirma que permissões de garimpo estariam sendo usadas para dar aparência legal ao ouro extraído ilegalmente em terras indígenas.

há 29 minutos

Política

STJ mantém tornozeleira eletrônica de Rosinaldo Bual e proibição de acesso à Câmara de Manaus

Ministro do STJ negou pedido do vereador para retirar monitoramento eletrônico e voltar a frequentar presencialmente a CMM.

há 31 minutos

Manaus

Trânsito em Manaus terá faixa em contrafluxo na Avenida Pedro Teixeira em teste do IMMU

Mudança temporária será realizada na próxima segunda-feira (27) para avaliar alternativas que reduzam os congestionamentos na zona Centro-Sul da capital.

há 46 minutos

Eleições 2026

De crítica a aliada? Vivian Amorim agora busca espaço no União Brasil depois de detonar governo do Amazonas

Vídeo antigo da ex-BBB voltou a repercutir após anúncio de pré-candidatura pelo União Brasil.

há 1 hora

Caiu na rede é post!

Mãe e irmã de Vinicius Júnior também passaram por mudanças estéticas; veja as transformações

Após repercussão do novo visual do atacante do Real Madrid, internautas voltaram a comentar as mudanças na aparência de Fernanda Cristina e Alessandra Oliveira.

há 1 hora