A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Amazonas

Deputado George Lins propõe homenagem na Aleam para irmã do prefeito de Tapauá, já investigada em caso de nepotismo

Arlinda Marta é irmã do prefeito Gamaliel Andrade e secretária municipal de Educação.

Por Hugo Guimarães

26/09/2025 às 11:33

Notícias do Amazonas – O deputado estadual George Lins (União Brasil) apresentou um projeto de lei para conceder a Medalha do Mérito “Ruy Araújo” à Arlinda Marta Andrade de Almeida, secretária municipal de Educação e irmã do prefeito de Tapauá, Gamaliel Andrade de Almeida, que já foi alvo de investigação do Ministério Público do Amazonas (MPAM) por suposto nepotismo. A proposição foi apresentada em 24 de setembro de 2025 e aguarda inclusão na ordem do dia da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam).

PUBLICIDADE

Segundo a justificativa do parlamentar, a homenagem visa reconhecer os “relevantes serviços prestados à educação do município”. A entrega da medalha será realizada em reunião especial da Aleam, em data que ainda deve ser definida pela Mesa Diretora.

Arlinda Marta Andrade de Almeida foi investigada pelo MPAM foi investigada em procedimento que apurou a nomeação de familiares do prefeito para cargos públicos.

Leia mais: MP constata nepotismo e pede que prefeito de Tapauá exonere parentes de cargos comissionados na prefeitura do município

No curso do Procedimento Preparatório, contudo, foi constatado que Arlinda Marta Andrade de Almeida, ao ocupar um cargo político como secretária municipal, possuía a qualificação necessária para o exercício do cargo, em conformidade com o entendimento atual do Superior Tribunal de Justiça (STJ) sobre a aplicação da Súmula Vinculante 13.

PUBLICIDADE

Em junho de 2021, por outro lado, ainda sobre o caso de nepotismo, o MPAM recomendou ao prefeito do município que exonerasse dois servidores que exercem função em cargos comissionados no âmbito do Poder Executivo Municipal.

Na época, o MPAM justificou que servidores Bezaleel Andrade de Almeida e Osvaldo Rabelo de Andrade, respectivamente, irmão e tio do prefeito, não ocupavam cargos políticos e, por essa razão, a nomeação deles foi considerada nepotismo.

Outro lado

A reportagem entrou em contato com o deputado estadual George Lins e a secretária Arlinda Marta para solicitar um posicionamento sobre a homenagem na Aleam. A reportagem buscou a Prefeitura de Tapauá e aguarda retorno de ambos os lados.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Hoje aprendi que à manifestação de carinho mais sincera é o de uma criança com Autismo! Estes anjos, tem a felicidade de ser veraz, não afetando-se com o meio.

Winaldario Santos

Últimas notícias

Esporte

Volta Redonda finaliza preparação para enfrentar o Amazonas pela Série C

Equipe carioca recebe o Amazonas nesta terça-feira (30), às 20h30, no Estádio Raulino de Oliveira, pela 12ª rodada da Série C do Campeonato Brasileiro.

há 6 minutos

Esporte

Copa 2026: Brasil, Paraguai e Marrocos avançam e encorpam oitavas de final

Seleção Brasileira supera o Japão, enquanto Paraguai e Marrocos também garantem vaga na próxima fase do Mundial de 2026.

há 30 minutos

Amazonas

Mulher fica ferida após ser atingida por motociclista embriagado em Maués

Vítima estava parada em sua motocicleta quando foi atingida por outro condutor; testemunhas afirmam que o homem apresentava sinais de embriaguez.

há 43 minutos

Esporte

Eliminação da Alemanha mantém Brasil como único pentacampeão mundial por mais um ciclo

Derrota dos alemães para o Paraguai nos pênaltis impede que a seleção europeia.

há 9 horas

Caiu na rede é post!

Comentário de Vini Jr. em foto de Virginia Fonseca anima fãs após vitória do Brasil na Copa

Atacante da Seleção Brasileira elogiou a influenciadora nas redes sociais após a vitória sobre o Japão.

há 9 horas