Amazonas

Amazonas


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Desabamento na orla de Parintins gera preocupação e críticas à gestão municipal

A qualidade da obra inaugurada há menos de um ano foi criticada.

Por Natan AMPOST

07/02/2025 às 18:00

Na manhã desta quinta-feira (6), parte da orla do município de Parintins, no Amazonas, desabou após as águas do rio Amazonas atingirem com força o muro de arrimo da ilha tupinambarana. O fenômeno, conhecido como “terras caídas”, surpreendeu e alarmou os moradores da cidade, que observaram rachaduras nas calçadas e até no asfalto. As imagens, que circulam pelas redes sociais, mostram o impacto da força das águas no local e geraram um clima de apreensão na população.

PUBLICIDADE

O desbarrancamento, embora um fenômeno natural, ocorre devido à constante erosão das terras próximas ao rio. De acordo com o secretário de Obras e Infraestrutura de Parintins, Albano Albuquerque, a estrutura que contém estacas está intacta e não apresenta danos significativos. “Esse desbarrancamento se faz de forma natural, pela força das águas que provoca o fenômeno das terras caídas. Porém, a estrutura está íntegra, sem nenhum problema. Estamos trabalhando para conter a fuga dessas terras por debaixo. Depois, vamos fazer o reaterro para trazer mais segurança e recompor a calçada do muro de arrimo”, afirmou Albuquerque.

Apesar da explicação fornecida pelo secretário, a situação gerou críticas nas redes sociais, especialmente por parte da ex-vereadora Brena Dianná (UB). Em um vídeo postado em suas redes sociais, ela mostrou a situação da orla e usou a oportunidade para questionar a gestão do prefeito Mateus Assayag (PSD). Brena comparou o desabamento a um “presente de grego” para a cidade, criticando a qualidade da obra que foi inaugurada há menos de um ano.

“Essa cena parece ser uma lembrança do passado, mas não é. É uma obra nova, inaugurada há menos de um ano e olha só a qualidade. A cidade queria progresso, mas recebeu um presente de grego. Tem gente que brinca com coisa séria e diz que foi a Cobra Grande que se mexeu. Já o secretário, que foi só um cano que rachou. Um cano rachado fez isso tudo?”, questionou a ex-vereadora, fazendo referência a explicações menos convincentes dadas sobre a origem do problema.

Brena também criticou a falta de explicações claras sobre a garantia da obra, citando o artigo 618 do Código Civil, que prevê que o responsável pela obra tem a obrigação de garantir a sua durabilidade por, no mínimo, cinco anos. “Mais estranho ainda é que ninguém está falando da garantia da obra. Segundo o Código Civil, o responsável é obrigado a garantir a obra por pelo menos cinco anos. E aí, prefeito, vai cobrar o responsável para refazer o serviço sem custo ou essa desculpa do cano rachado é só um jeitinho para meter outro emergencial no orçamento?”, questionou.

PUBLICIDADE

A situação levou a população a questionar a transparência e a gestão das obras realizadas na cidade. Parintins, que vive do turismo e da sua tradição cultural, passa por um processo de crescimento, mas esse incidente colocou em xeque a qualidade das obras públicas e a segurança das construções que foram recentemente executadas.

Enquanto o governo municipal trabalha para resolver os danos, o episódio chama atenção para a necessidade de um maior rigor no planejamento e execução de obras de infraestrutura em áreas vulneráveis à ação de fenômenos naturais, como a erosão e o avanço das águas do rio Amazonas.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo não limita as pessoas. Mas o preconceito sim, ele limita a forma com que as vemos e o que achamos que elas são capazes.

Letícia Butterfield

Últimas notícias

Polícia

Polícia procura homem suspeito de estuprar enteada de 8 anos em Manaus

Polícia Civil pede apoio da população para localizar o suspeito.

há 5 horas

Polícia

Homem é morto a tiros e tem corpo arremessado de segundo andar de residência em Manaus

Crime ocorreu na noite desta segunda-feira (3), no bairro Colônia Santo Antônio.

há 5 horas

Manaus

Em um mês no ar, ‘A Voz do Amazonas – Minuto a Minuto’ amplia rede de transmissão e chega à TV

Programa jornalístico passa a integrar a programação da Rádio Boas Novas e das TVs Boas Novas e Manauara.

há 6 horas

Polícia

Sete anos após massacre, sistema prisional do Amazonas ainda enfrenta superlotação e problemas estruturais

Levantamento do MPAM aponta superlotação em 42 das 62 unidades vistoriadas no interior.

há 6 horas

Mundo

Incêndios florestais obrigam retirada de 60 mil pessoas e destroem centenas de imóveis no estado de Washington

Fogo atingiu a região de Spokane, nos Estados Unidos, e levou o governo estadual a decretar situação de emergência.

há 7 horas