A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Amazonas

Desembargador do TJAM Jorge Chalub antecipa aposentadoria; saiba o motivo

A saída de Chalub marca o início de uma renovação significativa na cúpula do TJAM.

Por Natan AMPOST

03/06/2025 às 16:17 - Atualizado em 04/06/2025 às 09:05

Notícias do Amazonas – O desembargador Domingos Jorge Chalub Pereira, do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), solicitou a antecipação de sua aposentadoria, inicialmente prevista para agosto de 2025, alegando invalidez. O magistrado completará 75 anos em 28 de agosto deste ano, idade limite para permanecer no cargo.

PUBLICIDADE

“Sirvo-me do presente para solicitar a Vossa Excelência que determine à Secretaria de Distribuição Processual de 2° Grau a exclusão da participação deste Magistrado, no que concerne à distribuição de processos, porquanto este Julgador deu entrada na aposentadoria por invalidez (SEL 2025 000028252-09) partir do dia 26 de maio”, diz o pedido foi oficializado por meio de um ofício entregue ao presidente do TJAM, desembargador Jomar Fernandes, na segunda-feira (2).

Com a solicitação de aposentadoria antecipada, o magistrado encerrará sua atuação no Judiciário amazonense antes do previsto. A saída de Chalub marca o início de uma renovação significativa na cúpula do TJAM.

Leia também: Amom critica decisão do avô, desembargador Chalub, que favorece Sinetram: ‘induzido ao erro’

Outros dois desembargadores também se aposentaram neste ano por atingirem a idade máxima permitida: Joana dos Santos Meirelles, em abril, e Elci Simões de Oliveira, em maio.

Vaga será preenchida por advogado(a)

A vaga deixada por Jorge Chalub será ocupada por um membro da advocacia amazonense, por meio do Quinto Constitucional – mecanismo previsto na Constituição Federal que reserva 1/5 das vagas dos Tribunais de Justiça a advogados e membros do Ministério Público. No caso da vaga da OAB-AM, a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Amazonas deverá elaborar uma lista sêxtupla, que será enviada ao TJAM. Após apreciação pela Corte, será formada uma lista tríplice, que será encaminhada ao governador Wilson Lima, responsável pela nomeação final.

A expectativa é que, com a antecipação da aposentadoria, a formação da lista de nomes da advocacia para concorrer à vaga seja agilizada ainda em 2024. O processo normalmente mobiliza diversos nomes da advocacia local e envolve etapas internas na OAB, votação entre os membros e sabatinas no TJAM.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

A mente de uma criança com Transtorno do Espectro Autista pode ser associada a um quebra-cabeças. Parece difícil de entendê-la no primeiro momento. Porém, quando utilizamos a metodologia certa as tornamos fácil e percebemos que as dificuldades podem ser superadas.

Jorge Tertuliano

Últimas notícias

Desaparecidos

Polícia Civil divulga imagens de quatro crianças e adolescentes desaparecidos em Manaus

Casos foram registrados em diferentes regiões da cidade e mobilizam investigações da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente.

há 25 segundos

Amazonas

Projeto Água Boa oferece água potável gratuita para moradores e turistas em Parintins

Estrutura da Defesa Civil garante até 5 mil litros de água por dia durante o festival na Ilha Tupinambarana.

há 19 minutos

Amazonas

Troca de alimentos por pulseiras da Festa dos Visitantes movimenta Parintins

Acesso ao evento será garantido mediante entrega de alimentos não perecíveis até o dia 25 de junho.

há 24 minutos

Amazonas

Festival de Parintins 2026: Arsepam reforça fiscalização no transporte hidroviário com previsão de 100 mil passageiros

Operação especial amplia vistorias em portos de Manaus, Parintins e Itacoatiara para garantir segurança durante o aumento do fluxo do festival.

há 29 minutos

Política

PL endurece discurso e ameaça punições após filiados aceitarem cargos no governo do AM

Partido divulga nota dura sobre fidelidade partidária e amplia tensão interna após entrada de Arnoud Lucas na Sejusc e aproximação com o governo do Amazonas.

há 37 minutos