O portal de notícias do Amazonas!

Pesquisar por em AM POST

Amazonas

DPE ingressa com ação para que Prefeitura de Tonantins pague salários atrasados e indenização

Concursados, contratados e terceirizados não receberam salários dos últimos meses de 2020, inclusive o décimo terceiro.

Por Natan AMPOST

18/05/2021 às 17:14

Redação AM POST

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), no Polo do Alto Solimões, ajuizou Ação Civil Pública (ACP) para que a Prefeitura de Tonantins realize o pagamento de salários atrasados, com indenização por danos morais, aos servidores municipais concursados, contratados e terceirizados do município. Segundo denúncias recebidas pela Defensoria, os servidores não receberam os salários dos últimos meses de 2020, inclusive o décimo terceiro. Entre os trabalhadores atingidos estão os de serviços gerais, professores, contadores e agentes administrativos.

PUBLICIDADE

Na tentativa de regularizar as eventuais ilegalidades, inicialmente o Polo do Alto Solimões expediu ofício à prefeitura solicitando esclarecimentos quanto ao ocorrido. Contudo, o órgão respondeu que seria criada uma comissão especial para a verificação de créditos e regularização da situação. No entanto, a DPE-AM continuou a receber denúncias com relatos de permanência da ilegalidade, mesmo após quase dois meses de tentativa de solução da questão por ofícios e e-mails.

Diante da irregularidade, a Defensoria enviou uma recomendação em março de 2021 para que a Prefeitura de Tonantins apresentasse lista completa de débitos e cronograma de pagamentos, com detalhamento de cada beneficiário, esclarecendo como levantaria o valor. Embora respondida a recomendação pela prefeitura com aparente regularização da questão, os servidores continuaram denunciando a falta de pagamentos, com dezenas de relatos de descaso do município. O problema persistiu e os servidores continuam apresentando à Defensoria documentos comprovando o ocorrido.

Em função disso, a Defensoria ajuizou Ação Civil Pública, na última quinta-feira (13), pedindo a condenação do município de Tonantins ao pagamento dos salários atrasados e de indenização por danos morais em favor de cada servidor atingido pelo município. A DPE ainda pede, a título de tutela de urgência, que o Judiciário determine a suspensão das movimentações financeiras da prefeitura, salvo as relacionadas a serviços essenciais, até que comprove o pagamento dos valores pendentes, além da fixação de multa por descumprimento.

PUBLICIDADE

O documento é assinado pelas defensoras Jéssica Matos, Marília Martins, Thatiana Borges e pelos defensores Murilo Breda e Rodrigo Valle.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Autismo: Todos na mesma maré, mas em embarcações diferentes.

Gretchen Stipp

Últimas notícias

Brasil

Réus em ação do golpe, Cid e Braga Netto ficam cara a cara no Supremo

Sessão será realizada nesta terça-feira a partir das 10hs.

há 7 minutos

Brasil

Padrasto confessa ter matado menina de 10 anos com 16 facadas

Itens como chinelos e o celular dele foram apreendidos para perícia.

há 21 minutos

Amazonas

Prefeitura de Careiro da Várzea é notificado pelo MP-AM em fiscalização de trabalho infantil

O MP-AM solicitou que a Secretaria Municipal de Assistência Social e o Conselho Tutelar encaminhem um relatório detalhado.

há 29 minutos

Esporte

Nacional FC anuncia comissão técnica do Sub-20 para a temporada 2025

O comando técnico ficará sob responsabilidade de Denis Augusto, treinador com passagens por equipes tradicionais.

há 45 minutos

Manaus

IML pede que familiares reconheçam corpo de homem identificado em Manaus

Corpo pode ser enterrado como não identificado se não for reclamado em até 30 dias.

há 48 minutos