A emenda, no total de R$ 285 mil, poderá ser usada para investimentos na área da educação no Distrito de Canumã, em Borba (a 208 KM de Manaus). Segundo o autor da emenda, presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado estadual Josué Neto (PSD), os recursos constam na Lei Orçamentária deste ano.
PUBLICIDADE
O recurso prevê a reforma e ampliação de escolas no Distrito de Canumã. Segundo moradores do local, crianças e adolescentes enfrentam desafios para assistir às aulas devido à falta de estrutura adequada das unidades de ensino do município.
De acordo com Josué Neto, destinar emendas para a área de educação é uma forma de garantir direitos essenciais à população do interior, principalmente áreas que necessitam de maior atenção do poder público.
O Distrito de Canumã possui atualmente pelo menos 11 mil habitantes e está entre as localidades aptas a se tornar município.
PUBLICIDADE
A verba de R$ 285 mil deve beneficiar Canumã ainda este ano, pois foi incluída na Lei Orçamentária que deve ser executada pelo Governo.
De acordo o líder da luta pela emancipação política dos municípios do Amazonas, Antônio Fábio, que mora em Canumã, uma das escolas que será beneficiada é a Escola Nossa Senhora do Rosário, localizada na Foz do Distrito. Ele afirmou que no local estudam pelo menos 700 alunos. “Ficamos muito felizes com a destinação desse recurso que com certeza vai ajudar na melhoria da qualidade de ensino em nossa comunidade”, destacou.
PUBLICIDADE
As emendas parlamentares são indicadas ao Orçamento do Estado e têm a finalidade de resolver problemas pontuais que muitas vezes não estavam no planejamento de execução do Poder Executivo.