Amazonas

Amazonas


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Em 24 horas, mais de 300 focos de incêndio são registrados em Iranduba

Força-tarefa do Corpo de Bombeiros foi reforçou o combate as chamas no município.

Por Hugo Guimarães

16/09/2024 às 11:49

Notícias do Amazonas – Em 24 horas, mais de 300 focos de incêndio em uma área de, aproximadamente, um milhão e 600 mil metros quadrados de extensão foram registrados no município de Iranduba, na região metropolitana de Manaus. O Corpo de Bombeiros montou uma força-tarefa no domingo (15), em reforço à Operação Céu Limpo, segue atuando no Distrito do Cacau Pirêra e trechos da rodovia AM-070.

PUBLICIDADE

Os trabalhos na região foram iniciados ainda no sábado (14/09), depois que o 1° Pelotão Destacado de Bombeiros Militares de Iranduba (PDBM) foi acionado, na ocasião, foram executadas ações intensivas para controlar as chamas. Na manhã do domingo (15), uma avaliação do território foi realizada, a partir dos dados do monitoramento feito pela Sala de Situação, para ajustar a estratégia de combate e garantir a extinção do sinistro.

De acordo com o comandante-geral do CBMAM, coronel Alexandre Freitas, por conta da vegetação seca e as altas temperaturas, no local da ocorrência está acontecendo a queima em profundidade, quando não há chamas na superfície, dificultando a detecção e mantendo lentamente a propagação.

“Aqui a gente observa que ainda está queimando por baixo, por conta da quantidade de material orgânico seco e a umidade baixa. Há muito material orgânico depositado na área e, que acaba entrando em combustão. O que dificulta a identificação e, consequentemente, o combate”, pontuou o comandante-geral do CBMAM.

Força-tarefa

PUBLICIDADE

A força-tarefa foi composta por mais de 50 bombeiros militares e homens da Força Nacional. O efetivo da operação Céu Limpo também atuou na ação. Houve ainda o envio de equipamentos especializados como bombas costais, abafadores, pinga-fogo e sopradores, 12 viaturas de combate da capital, entre picapes equipadas com kit de combate a incêndios e Auto Bombas Tanques (ABTs), também foram empregadas na missão.

A força-tarefa está atuando, nesta segunda-feira (16/09), na região. A Sala de Situação segue monitorando a operação e trabalhando para garantir a completa extinção do sinistro na localidade.

Redação AM POST

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Essas crianças autistas não estão fugindo ou escondendo-se, elas, de fato, estão perdidas, à espera de que alguém va ao seu alcance.

Anne Alvarez

Últimas notícias

Amazonas

Primeira-dama Thaisa Cidade acompanha ações do Governo Presente em Itacoatiara

Ação do Governo do Amazonas realizou consultas especializadas, entregou benefícios sociais e ampliou o acesso a políticas públicas para pessoas com deficiência.

há 6 horas

Polícia

Homem é assassinado a tiros no bairro Betânia em Manaus

Polícia investiga autoria e motivação do homicídio.

há 6 horas

Mundo

Fumaça de incêndios no Canadá ameaça final da Copa do Mundo de 2026 entre Argentina e Espanha

Qualidade do ar ficou em nível “muito insalubre” na região de Nova York e Nova Jersey, mas previsão indica melhora antes da decisão no MetLife Stadium.

há 7 horas

Brasil

Jair Bolsonaro tem visitas suspensas por 30 dias após decisão de Alexandre de Moraes

Ministro do STF endureceu medidas cautelares, proibiu visitas políticas até o fim das eleições de 2026.

há 7 horas

Política

Marcelo Ramos bate de frente com Braga e jura lutar por candidatura ao Senado

Ex-deputado afirma que sua candidatura é coletiva e diz que não pode desistir da disputa.

há 8 horas