O portal de notícias do Amazonas!

Pesquisar por em AM POST

Amazonas

Em Barcelos, CPI descobre que AM Energia não tem ajudado todos os beneficiários que tem direito a Tarifa Social

O Presidente da CPI da Energia, Sinésio Campos, considerou o dado assustador.

Por Natan AMPOST

18/02/2022 às 18:27

Redação AM POST

Nesta sexta-feira (18), a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Amazonas Energia da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) realizou sua 25ª reunião. A primeira Itinerante fora da capital do Estado aconteceu na Câmara Municipal de Barcelos (distante 399 km de Manaus). Na ocasião, foram ouvidos representantes do Poder Público que explicaram sobre a qualidade dos serviços prestados pela empresa concessionária de energia elétrica.

PUBLICIDADE

O presidente da CPI, deputado Sinésio Campos (PT), questionou o prefeito do município, Edson Mendes (MDB), sobre o número de cidadãos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), que estão inseridos pela concessionária na Tarifa Social. Também perguntou se existem dificuldades de inscrição. A secretária de Assistência Social, Daiana Colares, respondeu que, atualmente, o município tem cerca de 12 mil pessoas vinculadas ao Cadastro Único, sendo quatro mil identificadas como baixa renda e que deveriam estar beneficiadas pela Tarifa Social. “As pessoas precisam ter um consumo de até 220 kw, mas apenas 37% das pessoas conseguem receber o benefício por conta desse limite de consumo”, explicou.

O deputado Sinésio Campos considerou o dado assustador. “Quem está na extrema pobreza recebe outros benefícios, entretanto por conta de um consumo, um pouco maior em kw não está sendo contemplado na Tarifa Social. Isso é errado. Precisamos colocar esse dado no relatório final da Comissão também. Vamos tomar as providências”, adiantou.

Representando a Câmara Municipal de Barcelos, o vereador Josias Benfica (PTB) criticou a atuação da empresa no município. Ele denunciou situações irregulares, como a troca de medidores sem aviso prévio aos consumidores. “Chega dessa empresa tripudiar sobre a população barcelense. Ela não está cumprindo as leis estaduais, precisa ser punida e enquadrada. Aqui está cheio de situações irregulares, como postes de iluminação pública em lugares errados. Se for feita uma vistoria técnica, ficará comprovado que a empresa não está cumprindo o seu dever”, criticou.

PUBLICIDADE

Após a reunião em Barcelos, a Comissão se reunirá na próxima segunda-feira (21), às 17h, no Centro Social Urbano (CSU) do bairro Parque 10, zona Centro-Sul de Manaus, e no dia 28 na Câmara Municipal de Iranduba (27 km de Manaus), às 9h.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Hoje aprendi que à manifestação de carinho mais sincera é o de uma criança com Autismo! Estes anjos, tem a felicidade de ser veraz, não afetando-se com o meio.

Winaldario Santos

Últimas notícias

Brasil

Oposição protocola pedido de CPI do “Roubo dos Aposentados” na Câmara

Uma CPI tem poderes para investigar com profundidade, podendo solicitar informações de órgãos públicos e convocar autoridades.

há 9 minutos

Curiosidades

Telescópio Hubble registra a morte de uma estrela em imagem única e impressionante

Nebulosa Kohoutek 4-55 foi o último registro feito pela câmera WFPC2, marcando o encerramento de um ciclo de descobertas no telescópio Hubble.

há 16 minutos

Caiu na rede é post!

Luva de Pedreiro é condenado a pagar quase R$ 6 milhões a ex-empresário

O processo envolveu a acusação de quebra de contrato por parte de Iran Ferreira.

há 21 minutos

Brasil

Rompimento de trégua entre PCC e Comando Vermelho reacende tensão e violência no país

A confirmação veio por meio de comunicados internos das facções, os chamados “salves”.

há 23 minutos

Brasil

Veja vídeo: Homem é preso em flagrante após agredir e ameaçar namorada

A vítima ameaçada de morte e sofreu diversas agressões físicas.

há 39 minutos