- Foto: Divulgação
Redação AM POST
Nesta sexta-feira (18), a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Amazonas Energia da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) realizou sua 25ª reunião. A primeira Itinerante fora da capital do Estado aconteceu na Câmara Municipal de Barcelos (distante 399 km de Manaus). Na ocasião, foram ouvidos representantes do Poder Público que explicaram sobre a qualidade dos serviços prestados pela empresa concessionária de energia elétrica.
PUBLICIDADE
O presidente da CPI, deputado Sinésio Campos (PT), questionou o prefeito do município, Edson Mendes (MDB), sobre o número de cidadãos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), que estão inseridos pela concessionária na Tarifa Social. Também perguntou se existem dificuldades de inscrição. A secretária de Assistência Social, Daiana Colares, respondeu que, atualmente, o município tem cerca de 12 mil pessoas vinculadas ao Cadastro Único, sendo quatro mil identificadas como baixa renda e que deveriam estar beneficiadas pela Tarifa Social. “As pessoas precisam ter um consumo de até 220 kw, mas apenas 37% das pessoas conseguem receber o benefício por conta desse limite de consumo”, explicou.
O deputado Sinésio Campos considerou o dado assustador. “Quem está na extrema pobreza recebe outros benefícios, entretanto por conta de um consumo, um pouco maior em kw não está sendo contemplado na Tarifa Social. Isso é errado. Precisamos colocar esse dado no relatório final da Comissão também. Vamos tomar as providências”, adiantou.
Representando a Câmara Municipal de Barcelos, o vereador Josias Benfica (PTB) criticou a atuação da empresa no município. Ele denunciou situações irregulares, como a troca de medidores sem aviso prévio aos consumidores. “Chega dessa empresa tripudiar sobre a população barcelense. Ela não está cumprindo as leis estaduais, precisa ser punida e enquadrada. Aqui está cheio de situações irregulares, como postes de iluminação pública em lugares errados. Se for feita uma vistoria técnica, ficará comprovado que a empresa não está cumprindo o seu dever”, criticou.
PUBLICIDADE
Após a reunião em Barcelos, a Comissão se reunirá na próxima segunda-feira (21), às 17h, no Centro Social Urbano (CSU) do bairro Parque 10, zona Centro-Sul de Manaus, e no dia 28 na Câmara Municipal de Iranduba (27 km de Manaus), às 9h.