O portal de notícias do Amazonas!

Pesquisar por em AM POST

Amazonas

Em reunião no TCE, SSP confirma convocação de 320 concursados da Susam a partir de maio

Os concursados serão convocados em três chamadas: cem em maio; cem em julho e 120 em setembro.

Por Natan AMPOST

08/03/2017 às 15:24 - Atualizado em 09/03/2017 às 09:07

Após dois anos de espera e de incertezas, os 320 aprovados no concurso público da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-AM), realizado em 2015, serão chamados para assumirem os seus respectivos cargos este ano, após a intermediação do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), que convocou a SSP no último dia 22 de fevereiro, para uma reunião, na manhã desta quarta-feira (8), para resolver a situação.

Conforme orientado pela relatora das contas da SSP, conselheira Yara Lins dos Santos, e pelo conselheiro-presidente do TCE, Ari Moutinho Júnior, os concursados serão convocados em três chamadas: cem em maio; cem em julho e 120 em setembro. A convocação faz parte do Termo de Ajustamento de Gestão (TAG) assinado entre a pasta e o TCE, que prevê o desligamento de temporários gradativamente e a substituição deles por efetivos.

PUBLICIDADE

Durante a reunião, o secretário Sérgio Fontes explicou que o governador se mostrou sensível à questão e autorizou as contratações. Os cálculos para as substituições já foram realizados pela Secretaria de Estado de Administração, segundo confirmou o secretário. Ele explicou que a administração pública necessita de um prazo de, pelo menos, dois meses entre cada chamada, para resolver as questões burocráticas até o início do trabalho, de fato, pelos candidatos, que irão ocupar os cargos na área administrativa e no serviço de emergência do Sistema de Segurança, que funciona no Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops).

Na ocasião, o representante dos concursados, Olavo Silva, solicitou que os 20 candidatos aprovados para as funções de técnico de nível superior fossem chamados junto com os 300 assistentes operacionais de nível Médio. Por sugestão, do conselheiro Ari Moutinho Júnior e da conselheira Yara Lins dos Santos, a SSP aceitou chamar na primeira chamada cinco candidatos de nível superior, na segunda mais cinco e na última, os dez.

A reunião foi solicitada pelos deputados Luiz Castro e Alessandra Campelo, que procuraram o presidente do TCE, Ari Moutinho Júnior, para buscar uma solução, tendo em vista que o prazo do concurso expirava em setembro deste ano.

PUBLICIDADE

Ao final do encontro, o conselheiro Ari Moutinho Júnior agradeceu a sensibilidade, a paciência e, sobretudo, pela confianças dos concursados no TCE, que atuou como mediador da questão. “Agradeço ainda ao secretário Sérgio Fontes, que, além enxugar a máquina, conseguiu sensibilizar o governador José Melo em, ainda, os deputados estaduais pela credibilidade que depositam no TCE. Temos a certeza de que a nossa função, enquanto servidores públicos, está sendo atingida ao garantir a convocação desses futuros 320 servidores públicos para atuarem no Estado”, finalizou.

Siga-nos no Google News

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

A mente de uma criança com Transtorno do Espectro Autista pode ser associada a um quebra-cabeças. Parece difícil de entendê-la no primeiro momento. Porém, quando utilizamos a metodologia certa as tornamos fácil e percebemos que as dificuldades podem ser superadas.

Jorge Tertuliano

Últimas notícias

Brasil

Saiba quem era a enfermeira amiga de Juliette que foi assassinada pelo ex-namorado

O caso se soma à triste estatística de feminicídios no Brasil, onde, segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, uma mulher é vítima de feminicídio a cada 6 horas.

há 17 minutos

Manaus

Ação do Laudo Azul do deputado Mário César Filho emite 90 diagnósticos de autismo em Manaus e reforça apoio a famílias atípicas

A iniciativa, que se consolidou como uma das principais bandeiras do mandato do parlamentar na Aleam.

há 46 minutos

Amazonas

Projeção da SSP aponta que o Amazonas tem a menor taxa de feminicídio do Brasil

O Estado poderá fechar o ano com uma taxa de 0,22 crimes dessa natureza a cada 100 mil habitantes.

há 58 minutos

Política

Eduardo Braga entra pela 13ª vez na cobiçada lista das “100 cabeças do Congresso Nacional” feita pelo DIAP

A lista destaca parlamentares que se diferenciam pela capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações.

há 59 minutos

Polícia

Homem é preso em Manaus por envolvimento na execução de empresário na véspera do Ano Novo

Suspeito teria participado do assassinato de Abraham Braga, morto com 14 tiros após ter o carro interceptado na zona centro-oeste da capital.

há 1 hora