Pesquisar por em AM POST

Amazonas

Emenda de Eduardo Braga inclui bacias do AM na área de atuação da Codevasf

Proposta do senador foi admitida em projeto que ainda contempla MG e RO. Matéria, aprovada nesta quarta, no Senado, segue para a Câmara dos Deputados.

  • Por AM POST

  • 02/12/2020 às 18:02

  • Atualizado em 02/12/2020 às 18:17

  • Leitura em dois minutos

Redação AM POST

O plenário virtual do Senado aprovou, nesta quarta-feira (02/12), o projeto que inclui as bacias hidrográficas de Minas Gerais e de Roraima na área de atuação da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). No PL 4203/2020, que segue para apreciação da Câmara dos Deputados, foi admitida emenda do senador Eduardo Braga (MDB/AM) que assegura atuação do órgão nas bacias hidrográficas do Amazonas.

PUBLICIDADE

A presença da companhia no estado deve possibilitar a execução de ações direcionadas para o desenvolvimento da agricultura irrigada, a revitalização das bacias hidrográficas, a estruturação de atividades produtivas, entre outras iniciativas, contribuindo, assim, para melhorar as condições de vida dos cidadãos.

Ao justificar sua emenda, Eduardo afirmou que a gestão hídrica no Amazonas tem se revelado um dos principais desafios para a qualidade de vida da população. Por isso, observou o parlamentar, a necessidade da presença da estatal em território amazonense.

“A relevante contribuição da Codevasf para o desenvolvimento econômico e social das regiões em que atua tem sido reiteradamente reconhecida nesta Casa. Essa é a razão pela qual, ao longo dos anos, sua área de atuação tem sido gradualmente expandida, beneficiando um número crescente de pessoas”, salientou o senador, que, desde 2019, reivindica a inclusão do Amazonas na área de atuação do órgão federal.

PUBLICIDADE

A apreciação do projeto ensejou um debate entre os parlamentares sobre a necessidade de o governo federal instituir uma companhia voltada a prestar serviços exclusivamente às bacias amazônicas. “Seria uma companhia de desenvolvimento dos rios amazônicos, que pudesse atender especificamente essas regiões”, disse o senador Otto Alencar (PSD/BA), com quem concordaram os senadores Rogério Carvalho (PT/SE), Marcelo Castro (MDB/PI) e Carlos Viana (PSD/MG) – autor do projeto aprovado. “Já conversei com representantes do governo sobre a criação de companhias específicas, que elas possam trabalhar todas as características das outras regiões”, disse Viana.

História
Vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Regional, a companhia atua há 46 anos com a missão desenvolver a região das bacias hidrográficas de forma integrada e sustentável, contribuindo para a redução das desigualdades regionais.

PUBLICIDADE

A empresa ainda realiza diversas ações de revitalização voltadas para o aumento da quantidade e melhoria da qualidade da água, com implantação de sistema de tratamento de esgoto e recuperação hidroambiental.

O AM Post apoia a causa autista
blank

Autismo: Todos na mesma maré, mas em embarcações diferentes.

- Gretchen Stipp

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

blank WhatsApp Telegram

Apoie o AM POST

O AM POST está há mais de 8 anos produzindo jornalismo sério e de qualidade. É uma luta constante manter este projeto com a seriedade e a qualidade que nos propomos.

Apoie

blank

Últimas notícias

blank
blank
blank
blank
blank
blank