A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Amazonas

Empregadores do Amazonas entram na “lista suja” do trabalho análogo à escravidão; confira

Entre os casos estão denúncias em Lábrea e Manaus; atualização nacional teve aumento de 20% em empregadores flagrados em condições degradantes.

Por Natan AMPOST

08/10/2025 às 15:01

Notícias do Amazonas – O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) divulgou, na segunda-feira (6), a nova atualização da chamada “lista suja” do trabalho análogo à escravidão, documento que reúne empregadores flagrados submetendo trabalhadores a condições degradantes em todo o país. Nesta edição, o Amazonas aparece com quatro empregadores incluídos, reforçando a gravidade do problema no estado.

Ao todo, a lista traz 159 nomes — sendo 101 pessoas físicas e 58 jurídicas — representando um aumento de 20% em relação à última atualização, feita em abril deste ano. A publicação é semestral e tem como objetivo dar visibilidade às ações de fiscalização e responsabilizar quem explora mão de obra em condições análogas à escravidão.

PUBLICIDADE

Saiba quem são

Entre os casos registrados no Amazonas, o mais grave envolve Adalcimar de Oliveira Lima, morador de Lábrea, município do sul do estado. De acordo com o MTE, onze trabalhadores foram encontrados vivendo e trabalhando em condições degradantes em uma área próxima à Floresta Nacional do Iquiri, em 2020. Os fiscais relataram falta de alojamento adequado, ausência de alimentação digna e inexistência de equipamentos de segurança, configurando situação de vulnerabilidade extrema.

Outro nome que aparece na lista é Gilcimar Modesto da Silva, responsável por uma fábrica de móveis localizada no km 82 da BR-174, zona rural de Manaus. A inspeção, feita em 2023, identificou dois trabalhadores submetidos a condições degradantes, sem registro em carteira e sem acesso a instalações básicas de higiene.

Leia também: Coronel Claudenir confronta vereador Salazar para que se posicione sobre Omar Aziz: “tá sendo marionete”

PUBLICIDADE

Também foi incluído Haroldo Jatahy de Castro, que em 2024 mantinha um trabalhador em condições precárias dentro de sua própria residência, na capital amazonense. A denúncia foi confirmada por fiscais que encontraram irregularidades graves nas condições de moradia e trabalho.

A quarta empregadora da lista é Maria das Graças dos Santos Level, flagrada em 2023 submetendo um trabalhador a condições degradantes em sua casa, em local não informado.

Lista suja

Segundo o Ministério do Trabalho, todos os nomes incluídos na lista passam por processo administrativo, com direito à defesa. Após o julgamento final, os empregadores permanecem no cadastro por dois anos, período em que ficam impedidos de acessar crédito em bancos públicos e participar de licitações federais.

O órgão reforça que o combate ao trabalho análogo à escravidão depende também da participação da sociedade civil. Denúncias podem ser feitas de forma anônima e remota por meio do Sistema Ipê, criado em 2020 pela Secretaria de Inspeção do Trabalho em parceria com a Organização Internacional do Trabalho (OIT).

A presença do Amazonas na lista evidencia que a exploração de trabalhadores ainda é uma realidade no estado, especialmente em áreas rurais e atividades informais. O MTE destacou que as fiscalizações continuarão intensificadas na região Norte, considerada uma das mais críticas do país nesse tipo de violação.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo traz limitações mas, isto não significa incapacidade. Todos temos alguma habilidade.

Nay Potarcio

Últimas notícias

Brasil

PF faz operação contra ex-diretores das Lojas Americanas por fraude bilionária

Investigação apura participação de ex-executivos em esquema que teria provocado rombo estimado em R$ 24 bilhões nas demonstrações financeiras da empresa

há 11 minutos

Amazonas

Cheia já afeta mais de 223 mil pessoas no Amazonas, aponta governo

Boletim atualizado mostra 24 municípios em situação de emergência e mais de 598 toneladas de ajuda enviadas.

há 13 minutos

Parintins 2026

Festa dos Visitantes terá palco 360º e expectativa de receber 26 mil pessoas em Parintins

Estrutura inédita promete aproximar artistas do público na abertura da programação do Festival de Parintins 2026

há 25 minutos

Caiu na rede é post!

Vidente diz ter previsto terremotos após falhar em previsão de invasão alienígena durante jogo do Brasil

Após repercussão nas redes sociais, Vó Bahiana afirmou que acertou previsões sobre abalos sísmicos no Japão, Venezuela e no Norte do Brasil

há 59 minutos

Polícia

Moto roubada no Pará é recuperada durante operação em Parintins

Veículo foi abandonado pelo condutor ao perceber barreira policial montada pelas forças de segurança.

há 1 hora