A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Amazonas

Enem 2025 no Amazonas: provas começam 1 hora antes do restante do país

No Amazonas, portões abrem às 11h e fecham ao meio-dia.

Por Beatriz Silveira

09/11/2025 às 11:45 - Atualizado em 09/11/2025 às 12:33

Notícias do Amazonas –  O primeiro dia do Enem 2025 acontece neste domingo (9) em todo o país, e no Amazonas os participantes devem redobrar a atenção ao fuso horário. Diferente dos estados que seguem o horário de Brasília, o exame inicia às 12h30 (hora local), ou seja, uma hora mais cedo do que no restante do país que adota o horário oficial de Brasília.

PUBLICIDADE

No estado, 110.842 inscritos farão a prova, dos quais 42.773 são estudantes da rede pública estadual, conforme dados do Inep, órgão do MEC. Os portões dos locais de aplicação abrem às 11h e fecham ao meio-dia; após esse horário, não é permitida a entrada. A recomendação é planejar o trajeto com antecedência e chegar a partir das 11h para evitar imprevistos, especialmente porque, aos domingos, trânsito e transporte público operam em horários diferenciados.

Leia também: Mulher morre após tiroteio em confusão na saída de baile funk no Coroado; veja vídeo

No 1º dia, o Enem aplica 45 questões de Linguagens (sendo 40 de Português e 5 de Inglês ou Espanhol), 45 de Ciências Humanas e a redação. O tempo total é de 5h30, com término às 18h (hora local). A saída de sala é permitida a partir das 14h30, sem o caderno de questões; o material só pode ser levado faltando 30 minutos para o fim da prova, portanto após 17h30.

Para o dia do exame, é necessário documento oficial com foto (físico ou digital), caneta esferográfica preta de corpo transparente (leve mais de uma), além do cartão de confirmação (opcional, mas recomendado). Lanches leves são permitidos. Entre os documentos digitais aceitos estão e-Título, CNH Digital e RG Digital — o candidato deve apresentar o aplicativo oficial ao fiscal; prints não são válidos. Após a entrada em sala, o uso do celular permanece proibido.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Autismo: Todos na mesma maré, mas em embarcações diferentes.

Gretchen Stipp

Últimas notícias

Manaus

Amazonas Fan Fest reúne torcedores no Largo de São Sebastião para Brasil x Escócia

Evento gratuito contará com shows, DJ e transmissão ao vivo da partida decisiva da Seleção Brasileira.

há 4 horas

Manaus

Superaquecimento de ar-condicionado provoca princípio de incêndio em residência na zona norte de Manaus

Moradores conseguiram deixar o imóvel a tempo e o fogo foi controlado antes de atingir outras áreas da residência.

há 5 horas

Desaparecidos

Polícia Civil divulga imagens de quatro crianças e adolescentes desaparecidos em Manaus

Casos foram registrados em diferentes regiões da cidade e mobilizam investigações da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente.

há 5 horas

Amazonas

Projeto Água Boa oferece água potável gratuita para moradores e turistas em Parintins

Estrutura da Defesa Civil garante até 5 mil litros de água por dia durante o festival na Ilha Tupinambarana.

há 5 horas

Amazonas

Troca de alimentos por pulseiras da Festa dos Visitantes movimenta Parintins

Acesso ao evento será garantido mediante entrega de alimentos não perecíveis até o dia 25 de junho.

há 5 horas