A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Amazonas

Ex-prefeito de Parintins, Bi Garcia, e empresa Amazon Best viram alvo de investigação do MPC por supostas irregularidades em contratos

Ministério Público de Contas investiga possíveis irregularidades na atuação do ex-gestor e da empresa em contratos da Prefeitura de Parintins.

Por Lupita AM POST

14/08/2025 às 09:07 - Atualizado em 14/08/2025 às 12:41

Notícias do Amazonas – O ex-prefeito de Parintins, Frank Bi Garcia, é alvo de nova investigação conduzida pelo Ministério Público de Contas do Estado do Amazonas (MPC-AM), que apura possíveis irregularidades em contratos celebrados pela Prefeitura com a empresa Amazon Best Turismo e Eventos Ltda. O caso, registrado no Processo nº 10005/2020, está sob análise do procurador João Barroso de Souza.

PUBLICIDADE

Leia mais: Principal fornecedora da campanha de Mateus Assayag em Parintins é a empresa Amazon Best ligada a família de Bi Garcia

Além do MPC-AM, figuram como interessados na apuração o Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM), a Prefeitura de Parintins e a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SEC). A representação visa esclarecer a legalidade e a regularidade de atos administrativos realizados durante a gestão municipal de Bi Garcia, especialmente no que diz respeito à contratação da empresa Amazon Best para execução de serviços e eventos no município.

A defesa do ex-prefeito é formada por um amplo corpo jurídico, composto pelos advogados Any Gresy Carvalho da Silva, Bruno Vieira da Rocha Barbirato, Larissa Oliveira de Sousa, Igor Arnaud Ferreira, Laiz Araújo Russo de Melo e Silva, Gabriel Simonetti Guimarães, José Felipe Carvalho Nunes e Fábio Nunes Bandeira de Mello. O grupo atua na contestação das acusações e na apresentação de documentos e argumentos para comprovar a legalidade dos procedimentos adotados.

A investigação foca em identificar eventuais falhas nos processos de contratação, execução e fiscalização dos serviços prestados pela Amazon Best no período em que Bi Garcia estava à frente da Prefeitura. Entre os pontos levantados estão possíveis descumprimentos de normas de licitação, ausência de comprovação de execução integral de serviços e inconsistências na prestação de contas.

PUBLICIDADE

Sobre a empresa

A Amazon Best, registrada sob o CNPJ 03.207.977/0001-72, pertence a familiares de Bi Garcia (PSD), e é responsável pela venda de ingressos do tradicional Festival Folclórico de Parintins.

De acordo com dados da Receita Federal, a empresa tem como atividade econômica principal serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas e possui capital social de R$2.000.000,00 (Dois milhões de reais). A principal sócia da Amazon Best é Geyna Brelaz da Silva, cunhada de Bi Garcia, casada com Valdo Garcia, irmão do ex-prefeito.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Essas crianças autistas não estão fugindo ou escondendo-se, elas, de fato, estão perdidas, à espera de que alguém va ao seu alcance.

Anne Alvarez

Últimas notícias

Manaus

Amazonas Fan Fest reúne torcedores no Largo de São Sebastião para Brasil x Escócia

Evento gratuito contará com shows, DJ e transmissão ao vivo da partida decisiva da Seleção Brasileira.

há 6 horas

Manaus

Superaquecimento de ar-condicionado provoca princípio de incêndio em residência na zona norte de Manaus

Moradores conseguiram deixar o imóvel a tempo e o fogo foi controlado antes de atingir outras áreas da residência.

há 7 horas

Desaparecidos

Polícia Civil divulga imagens de quatro crianças e adolescentes desaparecidos em Manaus

Casos foram registrados em diferentes regiões da cidade e mobilizam investigações da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente.

há 7 horas

Amazonas

Projeto Água Boa oferece água potável gratuita para moradores e turistas em Parintins

Estrutura da Defesa Civil garante até 5 mil litros de água por dia durante o festival na Ilha Tupinambarana.

há 7 horas

Amazonas

Troca de alimentos por pulseiras da Festa dos Visitantes movimenta Parintins

Acesso ao evento será garantido mediante entrega de alimentos não perecíveis até o dia 25 de junho.

há 8 horas