Amazonas

Amazonas


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Ex-prefeito Raylan Barroso é alvo do TCE-AM e terá que se manifestar sobre denúncia de desvio de recursos em Eirunepé

A denúncia foi apresentada pela atual prefeita de Eirunepé, a Professora Áurea (MDB).

Por Hugo Guimarães

27/08/2025 às 09:58 - Atualizado em 27/08/2025 às 10:25

Notícias do Amazonas – O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) concedeu um prazo de cinco dias úteis para que o ex-prefeito de Eirunepé, Raylan Barroso de Alencar, apresente defesa em processo que apura suposto desvio de finalidade na aplicação de recursos de emendas parlamentares federais. A medida também alcança a ex-secretária municipal de Saúde, Thayana Oliveira Miranda, e o ex-secretário de Finanças, Dângelo Falcão.

PUBLICIDADE

A denúncia foi apresentada pela atual prefeita do município, Áurea Maria Ester Alves Marques, mais conhecida como Professora Áurea (MDB), que solicitou ainda a decretação de indisponibilidade de bens dos ex-gestores, como forma de garantir eventual ressarcimento ao erário.

Decisão monocrática é do conselheiro Ari Moutinho

Confira o documento: TCE Eirunepé

Na Decisão Monocrática nº 32/2025, publicada nesta terça-feira, 26, no Diário Oficial do TCE-AM, o relator do caso, conselheiro Ari Jorge Moutinho da Costa Júnior, reconheceu a gravidade das acusações, mas ressaltou a necessidade de assegurar aos denunciados o direito ao contraditório e à ampla defesa antes da análise sobre bloqueio de bens.

Leia mais: Ex-prefeito de Eirunepé Raylan Barroso é investigado por irregularidades em contrato

PUBLICIDADE

Segundo o despacho, a adoção de medidas cautelares como a indisponibilidade patrimonial requer “especial cautela e ponderação”. Por isso, os citados foram formalmente notificados a apresentar documentos e justificativas no prazo de cinco dias úteis.

O processo tramita sob análise do conselheiro relator e retornará à pauta após a manifestação dos ex-gestores ou o vencimento do prazo legal.

Milhões

Vale lembrar que em junho deste ano, em consonância com o entendimento do Ministério Público de Contas (MPC-AM), o TCE-AM julgou irregular a prestação de contas anual do município de Eirunepé, exercício de 2022, na gestão de Raylan Barroso, em razão de impropriedades que se caracterizaram como atos de grave infração à norma legal ou regulamentar. Com a decisão, o ex-prefeito terá que devolver R$ 5.129.829,21 aos cofres públicos.

As impropriedades identificadas envolvem pagamentos efetuados a pessoas e empresas com indícios de superfaturamento; aquisição de materiais cuja destinação não foi devidamente rastreada pela Administração Pública, totalizando mais de 3 milhões de reais; ausência de documentos comprobatórios que justifiquem as despesas realizadas por meio de notas de empenho; atrasos na entrega da GFIP e da Declaração de Débitos e Créditos de Tributos Federais (DCTF); entre outras irregularidades.

Outro lado

A reportagem do Portal AM POST tenta contato com o ex-prefeito Raylan Barroso.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo traz limitações mas, isto não significa incapacidade. Todos temos alguma habilidade.

Nay Potarcio

Últimas notícias

Polícia

Homem é morto com tiro na cabeça dentro de comércio em Manaus

Vítima ainda não foi identificada. Crime aconteceu na noite desta terça-feira (14) e será investigado pela Polícia Civil.

há 15 minutos

Brasil

OAB pede a Moraes que Flávio Bolsonaro possa atuar como advogado de Jair Bolsonaro

Conselho Federal da OAB solicita ao STF que seja garantida a comunicação reservada entre Flávio Bolsonaro e o ex-presidente.

há 20 minutos

Manaus

Justiça dá vitória ao Portal AM POST e rejeita ação de Paula Litaiff para censurar reportagem sobre polêmica envolvendo sua dissertação

Sentença conclui que reportagem do Portal AM POST retratou fato de interesse público sem conteúdo difamatório.

há 30 minutos

Manaus

Águas de Manaus tem 48 horas para explicar rompimento que danificou asfalto no Novo Aleixo

Concessionária tem 48 horas para explicar o rompimento de uma rede de água na Avenida Coronel Sávio Belota.

há 49 minutos

Eleições 2026

Wilson Lima destaca legado no Governo do Amazonas e afirma que ações sociais transformaram a vida de famílias

Pré-candidato ao Senado, Wilson Lima visitou instituto na Zona Leste de Manaus e destacou investimentos em projetos sociais.

há 50 minutos