O portal de notícias do Amazonas!

Pesquisar por em AM POST

Amazonas

Exército Brasileiro resgata 56 indígenas após naufrágio no Amazonas

Crianças e idosos estavam com hipotermia.

  • Por AM POST

  • 14/02/2025 às 06:55

  • Leitura em 1 minuto

Na noite da última quarta (12), uma operação coordenada por militares do 1º Pelotão Especial de Fronteira (PEF) de Palmeiras do Javari garantiu o resgate e a segurança de 56 indígenas após o naufrágio de uma embarcação regional no Lago Grande, no Amazonas.

A ação emergencial foi desencadeada após um chamado de socorro do Cacique Elias Mayoruna, da Aldeia Manyua, que alertou sobre a situação crítica dos passageiros.

PUBLICIDADE

O grupo de indígenas viajava do Alto Javari com destino a Atalaia do Norte, onde participaria de uma reunião de lideranças. Durante a travessia, as condições climáticas adversas, incluindo chuvas intensas e baixas temperaturas, agravaram a situação dos sobreviventes. Crianças, idosos e bebês recém-nascidos apresentavam sinais de hipotermia e necessitavam de atendimento imediato.

A resposta rápida dos militares do PEF foi crucial para evitar maiores complicações. O Grupo de Busca e Salvamento (GBS) da unidade deslocou-se até o local do incidente e conduziu os resgatados para as instalações do PEF, onde receberam suporte médico, alimentação e abrigo. A equipe de saúde realizou avaliações clínicas e prestou atendimento especializado aos mais vulneráveis.

Na manhã de quinta (13), os indígenas receberam apoio logístico para prosseguir viagem e retomar suas atividades. O resgate, realizado sob a supervisão do Comando Militar da Amazônia (CMA), envolveu militares do 1º PEF – Palmeiras do Javari e do Comando de Fronteira Solimões/8º Batalhão de Infantaria de Selva (CFSOL/8ºBIS), subordinado à 16ª Brigada de Infantaria de Selva (16ª Bda Inf Sl).

PUBLICIDADE

 

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
O AM Post apoia a causa autista

A mente de uma criança com Transtorno do Espectro Autista pode ser associada a um quebra-cabeças. Parece difícil de entendê-la no primeiro momento. Porém, quando utilizamos a metodologia certa as tornamos fácil e percebemos que as dificuldades podem ser superadas.

Jorge Tertuliano

Últimas notícias