Pesquisar por em AM POST

Amazonas

FCecon é o primeiro hospital público do Amazonas a oferecer tratamento inédito para sangramento retal

A doença é desencadeada pelo tratamento radioterápico, a qual pode perdurar por anos, mesmo após o fim do tratamento com radiação.

  • Por AM POST

  • 05/01/2024 às 15:21

  • Leitura em dois minutos

Foto: Luís Mansueto/FCecon

Notícias do Amazonas – A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), é o primeiro hospital público a oferecer, a partir desta semana, o tratamento para pacientes com proctopatia actínica – sangramento do reto causado após a radioterapia. A terapia é feita com uma unidade eletrocirúrgica com plasma de argônio.

O aparelho utiliza a corrente elétrica nos procedimentos médicos com a finalidade curativa, tendo acoplada uma bomba de irrigação endoscópica. O equipamento foi comprado pela FCecon pelo valor de R$ 413,3 mil, para uso pelo serviço de Endoscopia.

PUBLICIDADE

Segundo o diretor-presidente da FCecon, Gerson Mourão, o hospital será a primeira unidade pública a disponibilizar o tratamento para a proctopatia actínica no Amazonas. “É um avanço histórico significativo, e a expectativa é que diminuamos o fluxo de pacientes na urgência, internação, ocupação de leitos e transfusão de bolsas sanguíneas, porque os pacientes precisavam de atendimento diferenciado”, disse.

Proctopatia actínica

De acordo com o gerente do serviço de Endoscopia, Marcelo Tapajós, a proctopatia actínica é uma condição em que se formam vasos na parede interna do intestino, após sessões de radioterapia, e estes costumam causar sangramentos. Ele informa que o problema pode perdurar por anos, mesmo após o fim do tratamento com radiação. “Por isso, a urgência em relação ao equipamento”, explica Tapajós.

Tratamentos

Conforme o médico especialista, o aparelho realiza inúmeros procedimentos terapêuticos, por exemplo, a ressecção de tumores e a hemostasia de sangramento – bloqueio de qualquer lesão vascular e integridade dos vasos sanguíneos, que cause sangramento.

PUBLICIDADE

Números

De janeiro a dezembro de 2023, o serviço de Endoscopia realizou mais de 915 procedimentos endoscópicos, como os exames de endoscopia digestiva alta, colonoscopia e broncoscopia. Os procedimentos são necessários para definição de tratamento e acompanhamento dos pacientes em casos de câncer de esôfago, estômago, intestino, reto, pulmão e vias respiratórias.

Aquisição

A unidade eletrocirúrgica com plasma de argônio, acoplada com uma bomba de irrigação endoscópica, foi adquirida com recursos de emenda parlamentar do deputado estadual Péricles Rodrigues do Nascimento.

PUBLICIDADE

Redação AM POST

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

blank WhatsApp Telegram

Apoie o AM POST

O AM POST está há mais de 8 anos produzindo jornalismo sério e de qualidade. É uma luta constante manter este projeto com a seriedade e a qualidade que nos propomos.

Apoie

blank

Últimas notícias

blank
blank
blank
blank
blank
blank