Amazonas

Amazonas


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

FVS emite alerta sobre surto da febre Oropouche no Amazonas

O maruim ou mêruim, é o principal transmissor do vírus que pode causar a doença.

Por Hugo Guimarães

29/02/2024 às 06:40 - Atualizado em 29/02/2024 às 09:57

Notícia do Amazonas – A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS) emitiu um alerta epidemiológico devido à detecção de casos da febre Oropouche (OROV) no estado. Essa virose, semelhante àquela transmitida pelo vírus da dengue, tem preocupado as autoridades de saúde devido ao seu aumento significativo nos últimos meses.

PUBLICIDADE

Entre dezembro de 2023 e 4 de janeiro de 2024, o Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas (Lacen-AM) analisou 675 amostras coletadas, confirmando, por meio do exame PCR, a presença de 199 casos de Oropouche (29,5%). A maioria desses casos foi registrada em Manaus, totalizando mais de 90% do total.

O estado do Amazonas não está sozinho nessa situação, pois os estados do Acre e Rondônia também estão em estado de surto, de acordo com informações da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Os primeiros registros desse surto atual de Oropouche no Brasil foram feitos em 2022 pelo Laboratório Central de Roraima, seguidos por registros no Amazonas, Rondônia e Acre.

A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) emitiu um alerta epidemiológico no início de fevereiro sobre o aumento de casos de Oropouche na região das Américas. Destacou-se que a maioria dos surtos afetou pessoas de todas as idades, sendo as crianças e jovens os mais atingidos.

A febre Oropouche é causada por um vírus homônimo e transmitida por picadas de mosquitos infectados. Seus sintomas são semelhantes aos da dengue, incluindo dor de cabeça, febre, dores musculares, náuseas, vômitos, sensibilidade à luz, calafrios e rigidez articular. Os sintomas manifestam-se de 4 a 8 dias após a picada e podem durar de 3 a 6 dias.

Para evitar a propagação da febre Oropouche, é essencial combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação de mosquitos transmissores da doença, seguindo medidas semelhantes às adotadas na prevenção da dengue. A atenção e colaboração da população são fundamentais para controlar esse surto e proteger a saúde pública.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo é um Universo Paralelo que incessantemente pede permissão para fixar-se no terreno dos saberes.

JESUS,D.F

Últimas notícias

Corrente do bem

Após viralizar ao implorar por celular roubado, jovem ganha aparelho novo com ajuda de internautas em Manaus

Campanha organizada nas redes sociais arrecadou doações por Pix e garantiu um novo celular ao rapaz, que emocionou o país ao dizer que ainda estava pagando o aparelho levado por criminosos.

há 4 minutos

Operação da PF

PF aciona Interpol para localizar patrimônio de Daniel Vorcaro no exterior

Pedido foi autorizado pelo ministro André Mendonça, do STF, e faz parte da investigação sobre supostos crimes financeiros envolvendo o Banco Master.

há 40 minutos

Crise diplomática

Lula causa reação no Paraguai após fala sobre guerra e abre nova crise diplomática na América do Sul

Declaração do presidente sobre a Guerra da Tríplice Aliança foi criticada por parlamentares paraguaios, que acusam o petista de distorcer a história do conflito.

há 1 hora

Tiro em abordagem

VÍDEO: Jovem é baleado durante ação da Rocam; família afirma que ele tem deficiência intelectual

Segundo a Polícia Militar, o objeto era um simulacro de revólver; familiares afirmam que o jovem tem deficiência intelectual.

há 2 horas

Manaus

Operação Mobilidade Segura aborda mais de 100 veículos e apreende motocicletas em Manaus

Ação integrada do IMMU e da Guarda Municipal começou nesta terça-feira (28) com fiscalização surpresa na avenida Torquato Tapajós, na zona Centro-Oeste da capital.

há 9 horas