Pesquisar por em AM POST

Amazonas

Governador em exercício participa da entrega de Unidades Básicas de Saúde Fluvial para municípios do AM

As UBSF serão destinadas ao atendimento de populações ribeirinhas dos municípios de Barreirinha, Parintins e Anamã.

  • Por AM POST

  • 23/11/2016 às 13:46

  • Atualizado em 23/11/2016 às 13:52

  • Leitura em dois minutos

Nesta quarta-feira (23), às 14h30, no Porto de São Raimundo, o Governador em exercício, Henrique Oliveira, participa da entrega três Unidades Básicas de Saúde Fluvial (UBSF) que serão destinadas ao atendimento de populações ribeirinhas dos municípios de Barreirinha, Parintins e Anamã. A solenidade de entrega das unidades contará com a presença do o Ministro da Saúde, Ricardo Barros.

As UBSF ofertam serviços de atenção básica em saúde e foram construídas com recursos do Governo Federal e equipadas com recursos partilhados da Secretaria de Estado da Saúde (Susam) e a das Prefeituras de Barreirinha, Parintins e Anamã.

PUBLICIDADE

O Secretário de Estado de Saúde, Pedro Elias de Souza, explica que a as Unidades Básicas de Saúde Fluvial fazem parte de um projeto, apresentado pela Susam ao Ministério da Saúde, cujo objetivo maior é garantir o atendimento de saúde a toda a população ribeirinha do Amazonas. O projeto foi aprovado e o custeio para construção e equipamentos das unidades é dividido entre as três esferas de governo.

O Governo do Estado do Amazonas realizou um investimento de R$ 174 mil para compra dos equipamentos para a Unidade Básica de Saúde Fluvial de Barreirinha.

Além dos municípios de Barreirinha, Anamã e Parintins, já existem outras sete UBSF em funcionamento nos municípios de Borba, Manicoré, Itamarati, Tonantins, Manacapuru, Tabatinga e Humaitá.

PUBLICIDADE

Serviços e atendimento – Nas UBSF são ofertados serviços de atenção básica como aplicação de vacinas, consultas médicas e odontológicas, acompanhamento de pré-natal, orientação a pacientes portadores de doenças crônicas como hipertensão e diabetes, entre outras.

As viagens para atendimento dessas comunidades serão mensais e tem duração de 22 dias, sendo 20 dias para o atendimento aos pacientes, um dia para atividades de educação permanente e um dia para elaboração de relatórios referentes à produção.

PUBLICIDADE

A equipe que fará o atendimento em cada UBSF é composta por um médico, dois enfermeiros, um cirurgião dentista, quatro técnicos de enfermagem, um auxiliar de saúde bucal, um técnico de patologia, um biomédico, um nutricionista, quatro microscopistas e oito agentes comunitários de saúde.

A infraestrutura da unidade conta com salas de recepção e espera, imunização, coleta de material, procedimentos, farmácia, consultórios médico, odontológico e de enfermagem. Para uso da equipe na viagem há dormitórios copa, cozinha, refeitório e banheiros.

PUBLICIDADE

O AM Post apoia a causa autista

O Autismo é ver o mundo de um outro jeito, e cada um de nós temos que achar um jeito de entender as diferenças.

- Dr. Leonardo Maranhão

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

blank WhatsApp Telegram

Apoie o AM POST

O AM POST está há mais de 8 anos produzindo jornalismo sério e de qualidade. É uma luta constante manter este projeto com a seriedade e a qualidade que nos propomos.

Apoie

blank

Últimas notícias

blank
blank
blank
blank
blank
blank