Pesquisar por em AM POST

Amazonas

Governador sanciona no AM lei que implementa a Carteira Digital de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista

A Lei irá garantirá o direito da CIPTEA digital para todos os autistas que aguardam pela versão impressa e para os recém diagnosticados.

  • Por AM POST

  • 24/05/2024 às 18:05

  • Leitura em dois minutos

Sancionada a Lei nº 6.887 do deputado estadual Mário César Filho (UB), que torna a Carteira Digital de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA) realidade no Amazonas.

A Lei irá garantirá o direito da CIPTEA digital para todos os autistas que aguardam pela versão impressa e para os recém diagnosticados. O deputado Mário César Filho apresentou o projeto à Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) no mês de abril, aprovado por unanimidade e sancionada recentemente pelo governador Wilson Lima (UB).

PUBLICIDADE

O objetivo da nova legislação é atender a alta demanda e falta de matéria-prima na confecção da carteira física, agilizando o acesso dos autistas à identificação. Assim como garantir o direito ao atendimento prioritário exclusivo para autistas e pais atípicos entre outros direitos garantidos por Lei no Amazonas e em todo o território brasileiro.

Estou verdadeiramente grato pelo compromisso contínuo da casa legislativa e do governador Wilson Lima em relação à causa autista. A implementação da CIPTEA digital representa um avanço significativo na identificação dos autistas. Esta Lei não apenas simplificará o processo de obtenção da carteira de identificação, mas também eliminará completamente a angústia das longas filas de espera. É um marco que não só facilitará a vida de centenas de famílias, mas também demonstra um compromisso genuíno com a inclusão e o apoio aos pais atípicos. Estou ansioso para ver os impactos positivos e duradouros que essa medida terá”, destaca o deputado.

O parlamentar agendará visita à Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), com a secretária Jussara Pedrosa, para debater os próximos passos da implantação da CIPTEA digital.

PUBLICIDADE

“É crucial garantir que a Lei seja cumprida e que a CIPTEA digital seja implementada e desenvolvida de forma célere e eficiente, atendendo, assim, às necessidades das famílias atípicas no Amazonas,” afirma o deputado.

O AM Post apoia a causa autista
blank

Hoje aprendi que à manifestação de carinho mais sincera é o de uma criança com Autismo! Estes anjos, tem a felicidade de ser veraz, não afetando-se com o meio.

- Winaldario Santos

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

blank WhatsApp Telegram

Apoie o AM POST

O AM POST está há mais de 8 anos produzindo jornalismo sério e de qualidade. É uma luta constante manter este projeto com a seriedade e a qualidade que nos propomos.

Apoie

blank

Últimas notícias

blank
blank
blank
blank
blank
blank