Notícias do Amazonas – O governador Wilson Lima vistoriou, nesta quinta-feira (22/05), as obras do Centro Integrado de Atendimento à Criança e ao Adolescente, que está sendo implantado nas dependências da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca), no conjunto Morada do Sol, zona centro-sul de Manaus. A iniciativa, inédita no Amazonas, é fruto de parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT – 11ª Região) e representa um avanço na política estadual de proteção infantojuvenil.
Leia mais: Delegado Adriano Félix é preso em operação da PF que investiga policiais por sequestro e tortura
PUBLICIDADE
O centro será o nono do tipo no Brasil e o primeiro administrado por um governo estadual, tendo como base as melhores práticas de acolhimento e escuta especializada.
“Nossa meta com essa união de esforços é garantir acolhimento e atendimento adequados. Queremos que o autor do crime seja responsabilizado, mas, principalmente, que a vítima consiga se restabelecer e retomar sua vida”, destacou o governador Wilson Lima.
O projeto conta com investimento de aproximadamente R$ 5,5 milhões, oriundos de recursos de uma ação civil pública do MPT. O espaço foi concebido para assegurar conforto, acessibilidade e eficiência no atendimento, dispondo de dois pavimentos: o térreo com 24 ambientes e o piso superior com 15 salas.
PUBLICIDADE
A vistoria contou ainda com a presença da procuradora-chefe do MPT, Alzira Melo Costa; da desembargadora do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), Joana Meirelles; da secretária de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), Jussara Pedrosa; do defensor público-geral do Estado, Rafael Barbosa; do secretário de Segurança Pública, coronel Vinícius Almeida; do delegado-geral da Polícia Civil, Bruno Fraga; além de representantes do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca).
“O Ministério Público sempre teve um olhar atento às vítimas de violência sexual. Mais do que destinar recursos para a obra, queremos assegurar um atendimento humanizado e prioritário a crianças e adolescentes”, ressaltou a procuradora-chefe do MPT, Alzira Costa.
PUBLICIDADE
Obras avançadas
Com 80% das obras concluídas, a previsão é que o centro seja entregue no segundo semestre deste ano. As etapas iniciais, incluindo fundações e superestrutura, já foram finalizadas. No momento, estão em fase de conclusão as áreas de cobertura, instalações elétricas e sanitárias, além de divisórias e revestimentos.
PUBLICIDADE
A execução das obras está a cargo da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), ligada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb). O projeto foi elaborado pela Sejusc, em parceria com o Cedca e o apoio de diversas instituições da rede de proteção.
Entre os ambientes previstos, o centro contará com consultórios, sala de exames, brinquedoteca, fraldário e recepção humanizada, garantindo uma estrutura adequada para o atendimento de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.
Atendimento centralizado
O novo centro vai reunir, em um só espaço, todos os serviços necessários para o atendimento de vítimas e testemunhas de violência com menos de 18 anos, evitando deslocamentos entre diferentes órgãos e reduzindo o risco de revitimização — quando a vítima é obrigada a relatar o trauma repetidas vezes.