
FOTOS: Mauro Neto e Diego Peres/Secom
Notícias do Amazonas – O governador do Amazonas, Wilson Lima, anunciou nesta quinta-feira (12) um pacote de investimentos que ultrapassa os R$ 13 milhões para a modernização da infraestrutura urbana de Novo Aripuanã, município localizado a 227 quilômetros de Manaus. Durante solenidade, foi assinada a ordem de serviço para a retomada das obras do programa Asfalta Amazonas e realizada vistoria nas obras de reestruturação do aeroporto local.
“Quando a gente traz asfalto para os municípios, estamos trazendo dignidade e respeito para as pessoas”, declarou o governador. Ele afirmou ainda que a prioridade do governo é aproveitar o período de estiagem para avançar nas frentes de obras.
PUBLICIDADE
Sistema viário vai alcançar 13 vias
As obras do Asfalta Amazonas são coordenadas pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb). Ao todo, o projeto prevê a recuperação de 13 vias, totalizando cerca de 13,64 quilômetros de extensão. Já foram concluídas etapas como fresagem, asfaltamento de 1,2 km de vias e construção de quase 4 km de calçadas, meio-fio e sarjetas.
A melhoria foi celebrada por moradores como Rosilene de Oliveira, 35 anos, que demonstrou otimismo com a chegada do asfalto. “Vai mudar muita coisa para a gente, principalmente para andar por aí e não ter acidentes. Estamos muito agradecidos, porque agora vai ficar um tapete”, comentou.
PUBLICIDADE
Aeroporto também passa por modernização
Além do sistema viário, Wilson Lima vistoriou o andamento das obras de reestruturação do aeroporto de Novo Aripuanã. Com investimento de R$ 18 milhões, as intervenções são conduzidas pela Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra) e abrangem 1,13 km de extensão, com ampliação e pavimentação da pista de pouso e decolagem (PPD), construção do terminal de passageiros (TPS), cerca operacional e sinalização horizontal.
Os investimentos fazem parte do esforço do Governo do Amazonas em ampliar a conectividade, segurança e mobilidade nos municípios do interior, incentivando o desenvolvimento econômico e o acesso a serviços públicos.