A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Amazonas

Governador Wilson Lima inaugura segundo Caic TEA e amplia atendimento a crianças com autismo em Manaus

Com a nova unidade, o Governo do Estado garante acesso a terapias multiprofissionais e inclusivas.

Por Jonas Souza

23/10/2025 às 13:18

Notícias do Amazonas   – Na véspera do aniversário de 356 anos de Manaus, o governador Wilson Lima inaugurou, nesta quinta-feira (23/10), o segundo Centro de Atenção Integral à Criança com Transtorno do Espectro Autista (Caic TEA) da capital amazonense. O novo espaço, Caic TEA Gilson Moreira, está localizado no bairro Mundo Novo, zona norte da cidade, e amplia o atendimento especializado e gratuito oferecido pelo Governo do Amazonas a crianças com diagnóstico de autismo.

PUBLICIDADE

Leia mais: Profissionais das autoescolas realizam protesto em Manaus contra fim das aulas obrigatórias para CNH

Durante a entrega, Wilson Lima destacou que o projeto vai além do atendimento clínico, buscando acolher também as famílias.

“A nossa preocupação foi em fazer um atendimento integral, não só para a criança, mas também à mãe e aos familiares. Todo esse trabalho é resultado do diálogo com instituições, profissionais e a sociedade civil, para que possamos entregar um serviço inclusivo e que permita que essas crianças se tornem adultos funcionais”, afirmou o governador.

Com a nova unidade, o Governo do Estado garante acesso a terapias multiprofissionais e inclusivas. O primeiro Caic TEA foi inaugurado em julho deste ano, na zona leste, e até dezembro está prevista a entrega da terceira unidade, o Caic TEA Afrânio Soares, na zona sul. Assim, o novo modelo de atendimento especializado estará presente em todas as regiões de Manaus.

O investimento integra o projeto de modernização dos 11 Caics da rede estadual, que passaram por reformas e ganharam novas funções dentro da rede assistencial, como polos de reabilitação, unidades odontológicas e, agora, centros voltados ao atendimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

PUBLICIDADE

A inauguração contou com a presença do presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Roberto Cidade; dos deputados estaduais Mário César Filho e Chico Preto; dos vereadores Saimon Bessa, Diego Afonso, Paulo Tyrone e Marco Castilhos; da secretária de Saúde, Nayara Maksoud; da secretária executiva do Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza, Kathelen Santos; além de representantes da Defensoria Pública do Amazonas (DPE-AM), do Conselho Estadual de Saúde (CES) e de movimentos ligados às mães atípicas.

O Caic TEA Gilson Moreira foi projetado para oferecer um ambiente moderno, acolhedor e sensorialmente adaptado ao desenvolvimento infantil. O espaço conta com salas de terapia individual, ambientes de integração sensorial e áreas de convivência. Os atendimentos começaram logo após a inauguração.

A unidade é fruto da parceria entre o Governo do Amazonas e a Rede TEIA Agir, instituição especializada em terapias para o autismo, com atuação em Goiás, São Paulo e, agora, no Amazonas. O centro segue o mesmo modelo do Caic TEA José Contente, na zona leste, oferecendo terapias intensivas e integradas a crianças de até 11 anos com diagnóstico confirmado de TEA.

Cada paciente recebe um Plano Terapêutico Singular (PTS), elaborado por uma equipe multiprofissional conforme suas necessidades específicas. O tratamento é baseado na Análise do Comportamento Aplicada (ABA) — metodologia reconhecida internacionalmente pela eficácia no desenvolvimento de habilidades cognitivas, sociais e comunicativas. As famílias recebem devolutivas periódicas sobre a evolução das crianças, com acompanhamento médio de seis meses até a alta terapêutica.

Com mais esse investimento, o Governo do Amazonas reforça seu compromisso com a inclusão, a saúde e o desenvolvimento infantil, garantindo atendimento gratuito e de qualidade para crianças com autismo em todas as regiões de Manaus.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo não limita as pessoas. Mas o preconceito sim, ele limita a forma com que as vemos e o que achamos que elas são capazes.

Letícia Butterfield

Últimas notícias

Polícia

Quarteto suspeito de furtos em lojas é preso com mercadorias roubadas em Manacapuru

Suspeitos foram interceptados pela Polícia Militar com produtos furtados e encaminhados à delegacia para os procedimentos legais.

há 15 minutos

Manaus

LDO de Manaus para 2027 é aprovada com previsão de concursos públicos e definição das prioridades do orçamento

Texto aprovado pela Câmara orienta elaboração do orçamento municipal e inclui diretriz para realização de novos concursos na administração.

há 32 minutos

Brasil

Moraes vê possível falta grave de Bolsonaro por posse de arma durante prisão domiciliar e pede parecer da PGR

Caso pode influenciar análise sobre manutenção da prisão domiciliar humanitária do ex-presidente condenado por tentativa de golpe.

há 46 minutos

Política

Sérgio Kruke reage à nota de Maria do Carmo: “Não aceitaremos ser ameaçados ou forçados a apoiar A ou B”

Líder conservador criticou tentativa de impor alinhamento político e afirmou que apoiadores não podem ser pressionados a seguir pré-candidaturas.

há 1 hora

Brasil

Crise no STF ganha dimensão pública após críticas de Gilmar Mendes a André Mendonça em meio ao caso Master

Declarações do decano expõem divergências internas no Supremo e ampliam debate sobre investigações de grande impacto político.

há 2 horas